Folha de S. Paulo


Com Cavani expulso, Chile elimina 'convidado indigesto' Uruguai

Nesta quarta-feira (24), o Chile pressionou, teve dificuldades, mas com um gol no final do segundo tempo conseguiu vencer o Uruguai e avançar à semifinal da Copa América.

Na próxima fase, o Chile terá Peru ou Bolívia como adversário. Do outro lado da chave, Argentina, Colômbia, Brasil e Paraguai disputam uma vaga na decisão.

Os uruguaios têm fama justificada de "convidados indigestos". É o país com mais vitórias contra anfitriões na história da Copa América, com 14. Nas últimas duas edições do torneio, eles eliminaram os anfitriões (Venezuela-2007 e Argentina-2011). Além disso, eles têm resultados históricos contra seleções da casa em outras ocasiões, como uma vitória sobre a Argentina nas semifinais em 1987, no dia nacional da Argentina, em Buenos Aires; e o Maracanazo em 1950, na final da Copa de 1950, no Brasil.

"Toda vez que jogamos com os anfitriões, nós os eliminamos", disse o meia uruguaio Arévalo Rios antes da partida.

Nesta quarta, os chilenos conseguiram quebrar essa mística. Mas não sem muito suor.

O jogo foi marcado por muitas faltas ríspidas e discussões constantes. Em mais de uma ocasião, jogadores empurraram os bandeirinhas para tirar satisfações.

O atacante uruguaio Cavani foi expulso após receber dois cartões amarelos do árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci. Ele recebeu o primeiro cartão após dar uma peitada no bandeirinha no primeiro tempo. O segundo veio após tentar dar um tapa no rosto de Jara, que provocava cutucando-o por trás.

vine

Foi a primeira expulsão do jogador em partidas pelo Uruguai. Cavani tem vivido um drama pessoal nos últimos dias: seu pai causou um acidente automobilístico que levou um jovem de 19 anos à morte.

O Chile teve maior posse de bola e permaneceu grande parte do tempo em seu campo de ataque, municiado principalmente por Valdivia e Vidal. O Uruguai focou-se em uma estratégia defensiva, com marcação cerrada.

A tática de Óscar Tabárez deu certo até o momento em que sua equipe ficou com um jogador a menos, aos 17 minutos do segundo tempo.

A partir daí, o Chile atingiu 80% da posse de bola, trocando passes em frente a área rival. Aos 35 minutos do segundo tempo, Mena cruzou e Muslera tirou a bola da área. Valdivia dominou e rolou para um chute forte de Isla, que garantiu a classificação dos donos da casa. O meia do Palmeiras agora é um dos líderes de assistências na competição, com três.

Os uruguaios ainda discutiram bastante com a arbitragem e Fucile e o técnico Tabárez foram expulsos. Após o apito final, eles se conformaram com o resultado.

Infográfico Seleções na Copa América


Endereço da página:

Links no texto: