Folha de S. Paulo


CBF tem até sexta para tentar diminuir suspensão de 2 jogos para Neymar

O Tribunal de Disciplina da Conmebol deu prazo até a próxima sexta-feira para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) apresentar uma defesa para o julgamento de Neymar. O atacante foi expulso após o término da partida contra a Colômbia, na noite de quarta (17). O brasileiro foi relatado na súmula pelo chute na bola que acertou em Armero depois do encerramento do jogo.

A decisão sobre a punição a Neymar será tomada até o próximo domingo (21).

Neymar havia recebido o segundo cartão amarelo, o que o suspende automaticamente contra a Venezuela, domingo (21) –foi um na estreia, contra o Peru, após tirar a espuma que o árbitro coloca na grama para marcar onde fica a bola– e outro contra os colombianos, ao tocar a mão na bola.

Como o regulamento da Copa América (artigo 29) diz que se o jogador for expulso direto, caso do brasileiro, a advertência anterior não se anula e ele terá que acumular suspensões.

Porém, Caio Rocha, presidente do Comitê Disciplinar da Conmebol, faz um contraponto sobre o artigo que diz isso.

"Em tese, o Neymar pode ser suspenso apenas uma partida. O regulamento não deixa claro se o amarelo recebido na partida de ontem, o seu segundo no torneio, é mantido. Caso o tribunal entenda que o amarelo é anulado pelo vermelho, a suspensão automática cai e o Neymar poderá ser punido com apenas um jogo pela expulsão", disse Rocha.

Ele também é presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

No julgamento do caso Neymar, Rocha não vai participar. Pelas regras do tribunal, ele não pode julgar casos envolvendo atletas brasileiros

Já o procurador do STJD, Paulo Schmit, acredita que Neymar vai pegar no mínimo duas partidas de suspensão.

"O regulamento é claro no meu entender. O segundo amarelo é mantido. Neymar também pode pegar até mais de um jogo pela agressão", disse Schmit, que não integra o Comitê Disciplinar do STJD.

O Tribunal de Disciplina da Conmebol pode dar quantos jogos quiser pelo vermelho, além do automático que deveria cumprir, caso o Brasil avance às quartas de final.

O órgão poderá também reverter a punição, caso aceite o argumento de defesa da CBF. Assim, Neymar ficaria fora apenas do jogo contra a Venezuela.

O árbitro chileno Enrique Osses citou na súmula da partida que Neymar atirou deliberadamente a bola no colombiano Armero após o término da partida. Após a bolada, Neymar ainda deu uma leve cabeçada em Bacca em meio a uma discussão. Osses deu o vermelho ao brasileiro e a Bacca, que havia empurrado Neymar.

Em um texto publicado no site oficial da Copa América, Neymar é duramente criticado. "Neymar teve uma atuação imprópria de um futebolista profissional ao dar um chutaço em direção a Armero", escreveu o site.

Infográfico Seleções na Copa América


Endereço da página:

Links no texto: