Folha de S. Paulo


Técnico Dunga não tem um volante 'cão de guarda' como ele foi

Quando foi anunciado há 13 dias que Luiz Gustavo não disputaria a Copa América devido a uma lesão no joelho, a expectativa era que Dunga chamasse um volante com características mais parecidas com as do jogador cortado.

Seria o volante mais ao estilo "cão de guarda", que teve entre seus representantes mais conhecidos na história da seleção o próprio Dunga, nas Copas de 1990, 94 e 98.

Mas não. Dunga optou por convocar Fred, 22, do Shakhtar Donestk (Ucrânia), que tem características de meia. Dunga lembrou que, quando ele era técnico do Inter, clube que revelou o atleta, usou Fred como segundo volante.

Mas a questão seguia: no elenco que viajou para a Copa América não há um Dunga, um volante que primeiro tem a função de destruir, para depois construir jogadas.

No amistoso contra o México em São Paulo, os volantes foram Fernandinho e Elias, que devem começar como titulares a Copa América. Já diante de Honduras, em Porto Alegre, Elias foi poupado e deu lugar a Casemiro.

Fernandinho começou a carreira no Atlético-PR como meia armador. Elias, no Palmeiras, era centroavante, apesar de ter só 1,73 m.

"Eu acompanho o Manchester City [clube de Fernandinho], e ele foi utilizado diversas vezes como primeiro volante. O futebol é dinâmico, claro que no início do jogo tem que ter uma base, mas os homens do meio e de frente precisam saber fazer as três funções [marcar, armar e atacar]", explicou Dunga.

O reserva de Fernandinho e de Elias é outro jogador que iniciou a carreira, no São Paulo, com característica mais ofensiva. Casemiro, que voltará ao Real Madrid em agosto depois de empréstimo ao Porto, diz que pode brigar pela vaga de primeiro volante.

"Desde que cheguei à Europa, tenho atuado como um volante mais marcador, jogando à frente dos zagueiros. Mas também já joguei diversas vezes mais avançado. Tenho facilidade para fazer as duas funções. Hoje em dia não existe mais aquela coisa de volante que só sabe marcar ou só atacar", disse.

Fred, outra opção para volante, jogou como meia aberto pela esquerda contra os mexicanos. Segundo Dunga, é um jogador versátil para o setor de meio de campo.

Elias vive uma má fase no Corinthians, mas foi o melhor do Brasil em campo na vitória de 2 a 0 sobre o México, participando dos dois gols.

Dunga escalar um time sem um volante mais marcador surpreende porque, em sua primeira passagem pela seleção, ele sempre teve um atleta com essa característica. Os preferidos eram Lucas Leiva, do Liverpool, e Felipe Melo, atualmente no Galatasaray, da Turquia.

Infográfico Seleções na Copa América


Endereço da página:

Links no texto: