Folha de S. Paulo


Autoridades da Suíça recolhem documentos na sede da Fifa

A Polícia da Suíça foi até a sede da Fifa, em Zurique, nesta quarta-feira (10), e recolheu dados eletrônicos conforme um pedido da Justiça do país.

"A Fifa entregou hoje, como estava previsto, esses documentos, que foram solicitados pela promotoria da Suíça", disse um porta-voz da entidade à agência de notícias France Presse.

A promotoria confirmou que recolheu tais dados na sede da Fifa, mas não deu mais informações.

O canal BBC indicou que, dentre esses documentos, estavam informações sobre Joseph Blatter, presidente da Fifa, e Jérôme Valcke, secretário-geral da entidade.

No último dia 2, Blatter renunciou ao cargo quatro dias após ser eleito para um mandato que duraria até 2019. Ele ocupava o cargo há 17 anos.

O dirigente renunciou em meio ao maior escândalo da história do futebol mundial. Há 15 dias, o ex-presidente da CBF José Maria Marin e outros seis dirigentes da Fifa foram detidos pela polícia suíça em uma operação surpresa, realizada a pedido das autoridades dos Estados Unidos. Os cartolas são investigados pela Justiça americana em um suposto esquema de corrupção.

No último domingo (7), o presidente do comitê de auditoria da Fifa, Domenico Scala, disse que a Rússia e o Qatar podem, respectivamente, perder o direito de receber os Mundiais de 2018 e 2022, caso haja evidência de suborno nos processos de escolha das sedes.

A investigação do FBI sobre a Fifa inclui uma análise de como a organização responsável pelo futebol mundial decidiu conceder a Copa do Mundo de 2018 à Rússia e o Mundial seguinte, em 2022, ao Qatar.


Endereço da página:

Links no texto: