Folha de S. Paulo


Dirigente da Fifa admite que sedes das Copas de 2018 e 2022 podem mudar

As Copas do Mundo de 2018, na Rússia, e de 2022, no Qatar, podem sofrer uma mudança em suas sedes.

O presidente do comitê de auditoria da Fifa, Domenico Scala, disse, em entrevista a um jornal suíço, que os países podem perder o direito de receber o Mundial caso haja evidência de suborno nos processos de escolha das sedes.

A investigação do FBI sobre a Fifa inclui uma análise de como a organização responsável pelo futebol mundial decidiu conceder a Copa do Mundo de 2018 à Rússia e o Mundial seguinte, em 2022, ao Qatar.

Ruben Sprich - 2.jun.2015/Reuters
Domenico Scala admite que Copas podem ter novas sedes caso seja comprovada compra de votos
Domenico Scala admite que Copas podem ter novas sedes caso seja comprovada compra de votos

"Se surgirem evidências de que as vitórias de Qatar e Rússia só foram conquistadas com votos comprados, então essas vitórias poderão ser invalidadas. Essas evidências ainda não apareceram", disse em entrevista ao jornal SonntagsZeitung.

Domenico é o responsável por organizar as novas eleições presidenciais da Fifa, após o anúncio de renúncia do atual presidente, Joseph Blatter.

Tanto a Rússia como o Qatar já haviam negado irregularidades nos processos de escolha dos países.

Na última quarta-feira (3), Chuck Blazer, ex-integrante do comitê executivo da Fifa, afirmou em depoimento à Justiça dos EUA que houve pagamento de propinas nas escolhas das sedes da Copa do Mundo de 1998, na França, e 2010, na África do Sul.

O norte-americano foi o delator do esquema de corrupção que causou o indiciamento de 14 pessoas por pagamento ou recebimento de propinas para a exploração comercial dos direitos de transmissão e de marketing de competições de futebol.

Os indiciados


Endereço da página:

Links no texto: