Folha de S. Paulo


Neymar é artilheiro da Liga dos Campeões ao lado de Messi e Ronaldo

Ao marcar o terceiro gol do Barcelona na vitória sobre a Juventus por 3 a 1, Neymar se tornou artilheiro da Liga dos Campeões com dez gols. O brasileiro se juntou a Messi e Cristiano Ronaldo, que anotaram o mesmo número de gols nesta edição do torneio.

O gol do brasileiro selou a vitória dos espanhóis na decisão da competição continental realizada em Berlim, na Alemanha. Já nos acréscimos, ele recebeu passe de Pedro e bateu cruzado para dar números finais à partida.

Na semana passada, Neymar também chegou à artilharia da Copa do Rei da Espanha ao marcar um dos gols do Barcelona na conquista da competição sobre o Atlhetic Bilbao. O jogador foi a sete gols no torneio espanhol ao lado de Iago Aspas, do Sevilla.

Além disso, o brasileiro também se tornou o primeiro atleta do país a ser campeão da Libertadores e da Liga dos Campeões marcando gol nas duas finais.

O último brasileiro a chegar à artilharia da Liga dos Campeões foi Kaká, que fez os mesmos dez gols quando jogava pelo Milan na temporada 2006/07. Naquela ocasião, o time italiano também se sagrou campeão da competição.

Assim, Neymar se junta a um grupo seleto de brasileiros que conseguiram o feito. José Altafini (1962/63), Romário (1989/90 e 1992/93), Jardel (1999/00 e 2000/01), Rivaldo (1999/00) e Kaká (2006/07) foram os outros que fizeram mais gols em outras edições do torneio.

Com a conquista, o time catalão alcançou o seu quinto título na história da competição europeia, depois dos troféus de 1992, 2006, 2009 e 2011. Assim, a equipe espanhola se juntou a Liverpool e Bayern Munique no ranking dos principais campeões do torneio, ficando atrás apenas do Milan, com sete, e Real Madrid, com dez.

Resultado este que também assegurou a tríplice coroa do Barcelona na temporada, depois dos títulos do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei.


Endereço da página:

Links no texto: