Folha de S. Paulo


Com um gol de Neymar, Barça bate a Juventus e ganha a Liga dos Campeões

Com um gol nos acréscimos da partida do brasileiro Neymar, o Barcelona derrotou a Juventus por 3 a 1 na tarde deste sábado (06), em Berlim, na Alemanha, e se sagrou campeão da Liga dos Campeões.

Com a conquista, o time catalão alcançou o seu quinto título na história da competição europeia, depois dos troféus de 1992, 2006, 2009 e 2011. Assim, a equipe espanhola se juntou a Liverpool e Bayern Munique no ranking dos principais campeões do torneio, ficando atrás apenas do Milan, com sete, e Real Madrid, com dez.

Um gol de Rakitic logo nos primeiros minutos do jogo deu a impressão que o Barcelona venceria a decisão com facilidade. Mesmo com o domínio espanhol no primeiro tempo, a Juventus voltou melhor dos vestiários e empatou com Morata.

E, quando a equipe italiana era melhor na partida e buscava a virada no placar, Suárez aproveitou rebote do goleiro Buffon após chute de Messi e fez 2 a 1.

Os gritos "Barça, Barça" silenciaram de vez os ecos de "Juve, Juve" do outro lado da arquibancada.

Depois, Neymar chegou a marcar o terceiro gol do time catalão, mas o árbitro alegou mão do brasileiro na jogada e anulou o lance. Mas, nos acréscimos, o camisa 11 selou a vitória catalã.

Resultado que também assegurou a tríplice coroa do Barcelona na temporada, depois dos títulos do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei.

A FINAL

Um gol do Barcelona logo aos três minutos colocou em xeque todo o poderio do sistema defensivo da Juventus, até então o menos vazado da competição.

Após bela troca de passes pelo lado esquerdo, Neymar tocou para Iniesta dentro da grande área. O camisa 8 serviu Rakitic, sem marcação, chutar com o gol aberto para abrir o placar na grande final.

Mesmo após a vantagem na partida, a pressão do time catalão continuou em campo. Com uma posse de bola que, às vezes, beirou os 80%, a equipe espanhola impôs seu jogo com boas trocas de passes e, se não fosse o goleiro Buffon, poderia ter ido para os vestiários com um marcador mais amplo.

O goleiro italiano, por exemplo, evitou gol certo de Daniel Alves em bela defesa aos 12min. Depois, aos 40min, Buffon espalmou chute perigoso de Suárez já dentro da área.

Recuada, a Juventus só conseguiu ameaçar o goleiro Ter Stegen quando roubou a bola ainda no campo de ataque e encontrou a defesa adversária desorganizada. Só assim Morata e Marchisio conseguiram finalizar com perigo, mas sem sucesso.

Porém, logo no começo da etapa final, esta estratégia acabou resultando no gol de empate da equipe italiana. Aos 9min, após forte marcação pressão na saída de bola do Barcelona, Lichtsteiner cruzou para Tévez, que girou sobre a marcação e chutou forte para boa defesa parcial de Ter Stegen. No rebote, Morata, sozinho, só teve o trabalho de chutar a bola para o gol vazio e empatar o jogo.

O tento animou o time italiano, que se aproveitou do único momento instável do Barcelona no jogo e, por pouco, não conseguiu a virada. E quando a Juventus era melhor no confronto, a equipe espanhola chegou ao gol do título.

Aos 23min, após rápido contra-ataque, Messi carregou a bola desde o meio de campo, fintou a marcação e chutou cruzado para bela defesa do goleiro Buffon. No entanto, Suárez pegou o rebote e chutou no alto para colocar o Barcelona novamente em vantagem no placar.

Minutos depois, Neymar chegou a marcar, de cabeça, o terceiro gol dos espanhóis após cruzamento de Jordi Alba. Porém, no meio do caminho, a bola bateu na mão do atacante brasileiro e o árbitro anulou a jogada.

No fim, a Juventus colocou Llorente e Coman e pressionou o Barcelona até o apito final. Mas somente Marchisio, em chute de fora da área, exigiu defesa do goleiro Ter Stegen.

Nos acréscimos, Neymar recebeu passe de Pedro e selou os 3 a 1 em chute cruzado já dentro da área.

"NEYMAR, NEYMAR"

Na véspera do jogo, Neymar dissera em Berlim que sonhava desde menino com um gol numa final de Liga dos Campeões.

Mas provavelmente ele mesmo nunca sonhou com esse roteiro: o último gol, nos acréscimos, encerrando a partida com o locutor do estádio gritando "Neymar, Neymar".

Se o jogo de Berlim era o mais crucial da vida do brasileiro, como o próprio dissera na sexta (5), o troféu de fato é o mais importante de sua carreira de jogador.

À altura do status de Neymar, Ronaldinho Gaúcho e Kaká ganharam o torneio europeu, mas não tão cedo. Três vezes melhor do mundo, Ronaldo Fenômeno nunca conquistou o troféu.

A conquista da Liga dos Campeões fecha uma temporada indiscutível para o brasileiro: 39 gols, titular absoluto, títulos da liga espanhola e da espanhola.

Agora, Neymar pode ganhar no fim do ano o Mundial de Clubes que perdeu em 2011 para o mesmo Barcelona quando ainda atuava pelo Santos.

Naquele jogo, após a goleada de 4 a 0 sofrida para o time espanhol, ele afirmou que a equipe santista havia recebido uma "aula de futebol".

No jogo em Berlim, o Barça deu uma aula novamente, agora para os italianos da Juventus, de Tévez, Morata e Buffon.


Endereço da página:

Links no texto: