Folha de S. Paulo


Del Nero tenta evitar lobby de clubes para criação de uma liga

Em meio a uma das maiores crises de sua história, a CBF tenta conter o lobby dos clubes nacionais pela criação de uma liga independente.

O presidente Marco Polo Del Nero convocou os times da primeira divisão do Brasileiro para uma reunião na segunda (8), na sede da CBF.

A pauta oficial é debater a Medida Provisória do Futebol, mas a crise institucional da entidade e a possível criação da liga também deverão ser discutidas na sede da CBF.

Com a entidade fragilizada, dirigentes de clubes articulam nos bastidores a criação de uma liga independente, que organizaria o Brasileiro. Articulador de um movimento pela saída de Del Nero, o ex-jogador Ronaldo defende a formação da liga.

Os clubes da primeira divisão também formam o colégio eleitoral da entidade, junto com as federações. Os times têm o poder de voto, mas não participam das decisões internas da confederação.

Na quarta (3), Del Nero já havia convocado os 27 presidentes de federações para uma assembleia extraordinária na próxima quinta-feira (11) com o objetivo de reformar o estatuto da confederação.

O dirigente quer mudar as regras da sucessão da entidade, acabando com o direito de o vice mais velho assumir, em caso de vacância na presidência. A CBF tem cinco vices. O catarinense Delfim Peixoto, 74, é o primeiro na linha sucessória, mas não conta com a confiança de Del Nero.

O senador Zezé Perrela (PDT-MG) chamou Del Nero de "golpista" por causa da convocação da assembleia.

Nesta quinta (4), Del Nero fez visita relâmpago à seleção na Granja Comary. Ele ficou menos de uma hora na concentração e se encontrou com o técnico Dunga e o coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi. O dirigente chegou em uma van com vidros escuros e não falou com jornalistas. Na Copa-2014, ele ia para Teresópolis em helicóptero.


Endereço da página:

Links no texto: