Folha de S. Paulo


Acuado, Del Nero prepara nos bastidores sucessão na CBF

A CBF já prepara nos bastidores a sucessão de Marco Polo Del Nero. Na noite desta quarta (3), o dirigente convocou uma assembleia geral extraordinária para a próxima semana. O órgão é a instância máxima de poder da entidade e tem poderes para tirar até o presidente.

No ofício postado no site da entidade na internet, Del Nero convoca os 27 presidentes de federações para a reunião e informa que vai tratar "da reforma parcial do estatuto" e "interpretar preceitos" do documento.

O secretário-geral da entidade, Walter Feldman, afirmou que a assembleia poderá definir mudanças no critério de sucessão.

Atualmente, a CBF conta com cinco vices. Em caso de renúncia, o mais velho substituiu o presidente. A cúpula da entidade quer mudar isso.

Presidente da entidade até abril, José Maria Marin, 83, era o vice mais velho. Mas está fora da sucessão depois de ser preso na Suíça acusado de ser um dos beneficiários do esquema de propina na comercialização de torneio no Brasil e na América do Sul.

Principal executivo da gestão Marin, Del Nero é pressionado para deixar o cargo. Até o governo quer a saída do cartola.

Com a saída de Marin do jogo eleitoral, o presidente da Federação de Futebol de Santa Catarina, Delfim Peixoto, 74, é o primeiro na linha de sucessão.

Mas Peixoto não tem a confiança de Del Nero. Na terça (2), ele não foi convidado para participar da reunião organizada para apoiar o presidente.

A intenção da cúpula da CBF é acabar com o critério de idade para definir o primeiro o sucessor do presidente.

"Ele [Del Nero] está fazendo essa reunião só para tirarem o meu direito. Mas não vão calar a minha boca. Vão ter que me ouvir por quatro anos", afirmou Peixoto.

"Ele foram desumanos com o Marin ao afastá-lo de tudo. Sempre estiveram juntos. Não poderia esperar nada deles", acrescentou.

O preferido de Del Nero para ser o primeiro na linha de sucessão é o capixaba Marcus Vicente, presidente da federação local.

Vicente é deputado federal e presidente estadual do Partido Progressista. No ano passado, ele foi eleito para o quarto mandato com 45.525 votos.

O deputado seria um dos líderes da CBF em Brasília. O Senado e a Câmara já aprovaram a criação de duas CPIs para investigar o futebol. Del Nero é um dos principais alvos.

Além de Vicente, Peixoto e Marin, o alagoano Gustavo Feijó e o maranhense Fernando Sarney são vices da CBF. Na assembleia marcada para o dia 11, o substituto de Marin também deverá ser escolhido. A vaga é ocupada tradicionalmente em alternância entre um representante do Rio e outro de São Paulo.


Endereço da página:

Links no texto: