Folha de S. Paulo


Del Nero não tem credibilidade para seguir no comando, diz Ronaldo

Andre Borges - 28.jan.2013/Folhapress
Ronaldo (esq.) e Marco Polo Del Nero durante evento em Brasília
Ronaldo (esq.) e Marco Polo Del Nero durante evento em Brasília

O ex-atacante Ronaldo afirmou nesta quarta-feira (3) que adoraria que o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, renunciasse do cargo.

De acordo com o ex-jogador, que foi membro do Comitê Organizador da Copa do Mundo-2014, o motivo da renúncia seria a ligação próxima de Del Nero com José Maria Marin, ex-presidente da entidade preso na última quarta-feira (27) a pedido das autoridades dos Estados Unidos. Marin é acusado de envolvimento em um suposto esquema de corrupção.

"Não sabemos em que pé está, tenho certeza que vai chegar um momento na cúpula da CBF, mas adoraria que ele renunciasse [Del Nero]. Não tem dado bom exemplo, é muito evidente a relação com o Marin e seria um bom momento para renunciar. Mas vamos aguardar as investigações", declarou Ronaldo em entrevista durante evento do Projeto Viva Campinho, da Brahma, em Pirituba, zona norte da capital paulista.

Autor de 15 gols em Mundiais, o que lhe dá o posto de segundo maior artilheiro da história das Copas (perdeu o lugar para o alemão Klose em 2014), Ronaldo trabalhou como uma espécie de porta-voz, às vezes para-raios, do Comitê Organizador Local na Copa. Era dele a função de tentar mudar a percepção (negativa) que a população tinha do evento.

"A gente vive uma crise de talentos muito grande, não só de administração. É revoltante, espero que continue a fundo e que se intensifique principalmente no Brasil, porque é vergonhoso, e uma pena para o futebol porque o futebol é puro. É emoção e é feito para entreter as pessoas", acrescentou o ex-jogador, hoje dono de um time de futebol nos EUA.

Ronaldo ainda elogiou o trabalho do ex-companheiro de seleção e agora senador Romário (PSB-RJ), que pediu a abertura de uma CPI do futebol brasileiro.

"É um momento muito difícil do futebol, tem que encontrar lideranças que queiram um futebol melhor. Temos que exigir gestões melhores em todas as entidades esportivas. Acredito que a CPI vai esclarecer muita coisa, esse trabalho que o Romário está fazendo vai ser esclarecedor e vai punir muita gente. Estou à disposição para ajudar na melhora do futebol", afirmou o ex-atacante, que diz "não ter vontade nenhuma de ter cargo na CBF e no futebol europeu"

ronaldo

À tarde, Ronaldo postou no Instagram uma foto da Copa de 2002 em que ele aparece com a bandeira do Brasil, e publicou um texto em que aprofundou suas críticas à Del Nero e Marin, reforçando seu pedido de renúncia.

"É revoltante e lamentável que a administração do futebol brasileiro e mundial esteja imersa nessa crise de corrupção. Eu espero que as investigações se intensifiquem. Na CBF, a gente vive um momento de nenhuma credibilidade. Não acho que o Marco Polo Del Nero tem dado um grande exemplo, é evidente a relação dele com o ex-presidente José Maria Marin. Ele não tem credibilidade para seguir no comando da entidade, e o que pode fazer de melhor agora é renunciar ao cargo mais importante do futebol brasileiro. A gente tem que continuar cobrando transparência para o nosso futebol. Além de punir os culpados, encontrar lideranças que queiram aproveitar esse momento e fazer um futebol melhor. Cobrar gestões profissionais dos clubes, da CBF. O futebol precisa de gente honesta, do bem, focada em promover o esporte e a cidadania. Só assim resgataremos o sentimento de orgulho da nossa paixão nacional!", escreveu o ex-jogador.

As investigações do Departamento de Justiça dos EUA sobre a corrupção no futebol indicam que José Maria Marin, ex-presidente da CBF, dividiu propinas recebidas pela exploração comercial da Copa do Brasil (torneio disputado desde 1989 e disputado pelos principais clubes do país) com Ricardo Teixeira (também ex) e Marco Polo Del Nero (atual presidente da CBF).

Na última segunda-feira, a Folha revelou que Del Nero referendou as contas de Marin.

Com Lancepress


Endereço da página:

Links no texto: