Folha de S. Paulo


Com Neymar, Barcelona conquista Copa do Rei e Espanhol após 6 anos

O Barcelona venceu neste sábado (30) o título da Copa do Rei da Espanha ao derrotar o Athletic Bilbao, por 3 a 1, no Camp Nou, na Catalunha. Os gols foram marcados por Messi (dois) e Neymar. Iñaki Williams descontou para o clube basco.

Campeão do Espanhol, o clube catalão atingiu uma marca que não conseguia desde 2009, quando a equipe era comandada por Guardiola: conquistar os dois principais títulos da Espanha.

O time ainda pode faturar mais uma taça nesta temporada. Disputa a final da Liga dos Campeões contra a Juventus, no sábado (6).

Apesar da final da Copa do Rei ser no Camp Nou, em Barcelona, o mando da partida era do Athletic Bilbao, por decisão da Federação Espanhola de Futebol. Torcedores da equipe basca lotaram a metade do estádio, na área destinada a eles.

Antes de a bola rolar, o público vaiou a execução do hino espanhol e o Rei Felipe 6º, que estava presente. Tanto catalães quanto os bascos reivindicam que as regiões sejam independentes do governo de Madri.

DRIBLE POLÊMICO

A decisão teve amplo domínio do Barcelona, que fez dois gols logo na primeira etapa. Messi abriu o marcador com uma jogada onde se livrou de quatro marcadores antes de marcar um lindo gol.

Nos minutos finais da partida, o atacante Neymar, que marcou o segundo gol catalão, se envolveu em uma confusão com os jogadores do Bilbao depois de aplicar o drible conhecido como "lambreta". Os bascos não gostaram e partiram para cima do brasileiro. O técnico do Barcelona, Luis Enrique, criticou o lance.

"Este tipo de coisa na Espanha está muito mal vista. Se eu fosse jogador do Athletic, responderia igual ou pior", disse o treinador, após a vitória deste sábado.

"Esse é o meu jogo. Futebol é alegria" afirmou Neymar.


Endereço da página:

Links no texto: