Folha de S. Paulo


Novo técnico do São Paulo, Osorio chora em despedida na Colômbia

Reprodução/Twitter/nacionaloficial
Juan Carlos Osorio em sua despedida na Colômbia
Juan Carlos Osorio em sua despedida na Colômbia

Juan Carlos Osorio, 53, novo técnico do São Paulo, se despediu do Atlético Nacional, da Colômbia, nesta quinta-feira (28).

A torcida do clube compareceu em grande número e lotou um setor do estádio para saudar o treinador, que chegou a chorar em campo.

"Eu imaginava que isso seria difícil, mas nem tanto", afirmou Osorio, que vai ocupar o cargo de Muricy Ramalho no São Paulo. A sua apresentação ainda não tem data definida.

Reprodução/Twitter/nacionaloficial
Torcedores do Atlético Nacional lotaram um setor do estádio
Torcedores do Atlético Nacional lotaram um setor do estádio

"Esperamos representar dignamente o futebol colombiano no Brasil", disse.

Pelo Twitter, o Atlético Nacional não poupou elogios ao treinador, que comandava o time desde 2012 e firmou contrato com o São Paulo até o final de 2016.

"Não há palavras para descrever a nossa gratidão. Nós te levaremos para sempre em nossos corações", escreveu o clube.

Osorio é considerado um revolucionário na Colômbia. Apesar de ser sul-americano, o treinador, formado nos Estados Unidos e ex-auxiliar técnico no Manchester City, implementou uma filosofia europeia nas equipes que comandou.

Nascido na Colômbia, em Santa Rosa de Cabal, a 300 km de Bogotá, teve a carreira como jogador abreviada devido a lesões. Após cinco anos como profissional, se aposentou nos anos 1980 e foi estudar educação física nos Estados Unidos.

Após atuar como preparador físico e auxiliar técnico em times americanos, conseguiu emprego como assistente de Kevin Keegan, treinador do Manchester City, em 2001.

Da Inglaterra trouxe o estilo de futebol dinâmico de suas equipes, sempre tentando chegar ao ataque em velocidade, com poucos passes.

Deixou a Europa em 2006 para assumir o Millonarios (COL), mas suas ideias não foram bem aceitas em seu primeiro trabalho como técnico.

Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: