Folha de S. Paulo


Del Nero liga contratos sob investigação à gestão Ricardo Teixeira

O presidente da CBF, Marco Polo del Nero, afirmou que a prisão do ex-presidente José Maria Marin em Zurique nesta quarta-feira (27) é "péssima" para a imagem da entidade.

Ele, no entanto, defendeu o cartola, atual vice-presidente da confederação. Segundo Del Nero, os contratos da Copa do Brasil colocados sob suspeita pelas autoridades americanas nesta quarta foram assinados antes da gestão de Marin. Marin assumiu o cargo em março de 2012 após renúncia de Ricardo Teixeira.

"São contratos firmados antes da administração de Marin, não tem nada firmado após. Eu conheço os contratos", disse.

Questionado pela Folha se a prisão de Marin, junto a outros seis dirigentes da Fifa, prejudica a imagem da CBF, Del Nero respondeu: "Não é boa né? Lógico que não é boa, é péssima, mas temos que saber o que se passa", afirmou.

O dirigente brasileiro diz que foi informado pela mulher de Marin da prisão, ocorrida num hotel de luxo em Zurique onde os cartolas estão hospedados para o congresso da Fifa que elege o novo presidente na sexta-feira (29).

Editoria de Arte/Folhapress

Del Nero fez as declarações após reunião da Conmebol, entidade que reúne as confederações sul-americanas.

A CBF divulgou uma nota em que diz que aguarda as investigações e que não fará julgamentos antes disso. Leia na íntegra:

Diante dos graves acontecimentos ocorridos nesta manhã em Zurique, envolvendo dirigentes e empresários ligados ao futebol, a CBF vem a público declarar que apoia integralmente toda e qualquer investigação. A entidade aguardará, de forma responsável, sua conclusão, sem qualquer julgamento que previamente condene ou inocente. A nova gestão da CBF iniciada no dia 16 de abril de 2015 reafirma seu compromisso com a verdade e a transparência.

DETIDOS

Marin, 83, e outros seis dirigentes da Fifa foram detidos nesta quarta-feira (27), pela polícia suíça em uma operação surpresa, realizada a pedido das autoridades dos Estados Unidos. Os cartolas são investigados pela justiça americana em um suposto esquema de corrupção.

Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, foram detidos, além de Marin, que deixou a presidência da CBF em abril, Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel (veja abaixo o perfil dos dirigentes).

Os alvos da operação são principalmente dirigentes da Concacaf, como Webb, presidente da entidade que engloba os países das Américas do Norte e Central e do Caribe.

Agentes chegaram no início da manhã (horário local) ao luxuoso hotel cinco estrelas Baur au Lac, em Zurique, onde os dirigentes estão reunidos para um congresso anual da entidade máxima do futebol. A entrada do prédio foi bloqueada e dezenas de jornalistas se aglomeravam no local.

O ex-presidente da CBF José Maria Marin foi escoltado por autoridades suíças na saída do hotel. Não há a confirmação para onde os detidos foram encaminhados.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: