Folha de S. Paulo


Confederação afasta por 30 dias ginastas envolvidos em racismo

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou nesta quarta-feira (20) a punição para os ginastas envolvidos em vídeo com injúrias raciais contra o companheiro de seleção Angelo Assumpção.

Segundo a entidade, Arthur Nory, 21, Fellipe Arakawa, 21, e Henrique Flores, 24, serão afastados da seleção brasileira de ginástica artística por 30 dias ou até a decisão final.

Com o afastamento, preventivamente eles não vão competir em eventos nacionais e internacionais. Os três também terão suspensas a concessão de bolsas e incentivos financeiros pelo prazo de 30 dias, ou até decisão final sobre o caso pela CBG e STJD da ginástica.

Com a punição, os três atletas retornarão a seus clubes. Nory –assim como Assumpção– é do Pinheiros, que já divulgou que ele receberá uma advertência por escrito. Arakawa é do Minas, e o clube disse que vai esperar o retorno dele para Belo Horizonte para conversar sobre o assunto. Já Flores treina em São Caetano, comandado por Marcos Goto, que é técnico da seleção e também pai do atleta. Goto já disse que era a favor da punição aos três.

Assim, eles estão fora do Sul-Americano, de 16 a 22 de junho, em Cali, na Colômbia.

A outra competição neste período é a etapa da Copa do Mundo em Anadia (Portugal), de quinta (21) a domingo (24), mas desta competição os três já não iriam participar.

Depois destes 30 dias, acontecem os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá –a ginástica acontece de 10 a 15 de julho. A seleção que irá para a competição, no entanto, ainda não foi convocada.

Na programação da CBG, até o Mundial de Glasgow, na Escócia, entre 24 de outubro e 2 de novembro, os ginastas da equipe nacional permanecerão treinando no Rio.

Veja vídeo

CONFIRA NOTA OFICIAL DA CBG

"A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), considerando (i) análise preliminar de fatos e relatórios e publicações em mídias e redes sociais envolvendo atletas da seleção nacional por questões disciplinares; (ii) encaminhamento do feito ao STJD da Ginástica, instância desportiva competente que funciona junto à entidade, na forma do art. 50 e ss da Lei 9615/98; (iii) o disposto nos arts. 48 e seguintes da Lei 9615/98, arts. 30, parágrafo 2°., alíneas "j" e "u", 47 a 59 do Estatuto da CBG

RESOLVE

Afastar preventivamente da seleção nacional e eventos nacionais e internacionais, e suspender a concessão de bolsas e incentivos financeiros pelo prazo de 30 (trinta) dias, ou até decisão final sobre o caso pela CBG e STJD da Ginástica, os atletas da seleção de Ginástica Artística Masculina, Srs. Arthur Nory Oyakawa Mariano, Fellipe Arakawa Ferreira e Henrique Flores."

ENTENDA O CASO

15.mai.2015
VAZA O VÍDEO
O ginasta Arthur Nory, ao lado de Felipe Arakawa e Henrique Flores, grava e publica vídeo no aplicativo Snapchat em que fazem injúrias raciais contra o companheiro de seleção Angelo Assumpção.

DESCULPAS
Após divulgação do jornal "O Globo", os três divulgam novo vídeo ao lado de Assumpção, dizem que foi uma brincadeira e pedem desculpas.

16.mai.2015
INQUÉRITO
A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) afirma que vai instaurar inquérito para encaminhar ao STJD da ginástica para definir eventuais punições aos atletas.

DIEGO HYPÓLITO
Mais experiente ginasta da seleção, Diego Hypolito publica texto em sua conta no Instagram em que defende os companheiros, diz que não existe intolerância na equipe e que o vídeo foi uma fatalidade, pois "todos são do bem".

COB
Em nota, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) diz que "não tolera racismo, preconceito e atitudes do gênero" mas lembra que "os atletas já se manifestaram arrependidos e a comissão técnica da seleção também já chamou a atenção deles".

SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
A secretaria ligada à Presidência da República diz que está acompanhando o caso e se coloca à disposição do ginasta Angelo Assumpção para orientá-lo.


Endereço da página:

Links no texto: