Folha de S. Paulo


Técnico da seleção diz que ginastas não são racistas, mas defende punição

Treinador campeão olímpico e mundial com Arthur Zanetti, Marcos Goto também comanda a nova geração da ginástica brasileira quando estão juntos na seleção. Na última semana, era ele quem estava com Angelo Assumpção, 18, Arthur Nory, 21, Fellipe Arakawa, 21, e Henrique Flores, 24, em período de treinamento em Portugal.

No entanto, no lugar dos resultados nos aparelhos da ginástica, o treinador viu seus atletas envolvidos em um polêmico vídeo com injúrias raciais contra Assumpção, único negro da equipe.

Agora, em entrevista à Folha, o técnico campeão olímpico e mundial defende punição aos outros três ginastas, mas afirma que eles não são racistas.

"Esse lastimável episódio está ofuscando todo o esforço de muitos anos de trabalho", afirma Goto, que é pai de Henrique Flores, um dos ginastas que aparecem no vídeo.

*

Folha - Você sabia do vídeo com Angelo, Arthur, Felipe e Henrique antes dele se tornar público?
Marcos Goto - Eu não sabia. Somente fiquei sabendo após o almoço. Se soubesse jamais teria permitido.

Você considera que os três cometeram um ato de racismo ou injúria racial? Por quê?
Não, até porque eles se conhecem há muito tempo. Esses garotos são muito amigos, treinam juntos, moram juntos, se divertem juntos. Eles exageraram na atitude, foram inconsequentes.

Como você soube da repercussão do vídeo?
Por meio de nossa assessoria de imprensa.

Veja vídeo

Após a repercussão do vídeo, você foi falar com os quatro ginastas? Qual foi o tom da conversa?
Eu fiquei muito bravo, pois eu sei o quanto esses garotos lutam a cada dia para estar na seleção brasileira, o quanto eles treinam e se dedicam para levar nosso esporte no lugar mais alto do pódio. Temos um projeto grandioso para a ginástica artística masculina, queremos estar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, com uma equipe completa. Esse lastimável episódio está ofuscando todo o esforço de muitos anos de trabalho.

Eles vão competir na etapa da Copa do Mundo em Anadia, em Portugal, de quinta a domingo?
Não. Esses atletas não competirão em Anadia. Isso já era previsto no planejamento.

Você vai advertir, aplicar alguma sanção esportiva ou punir os ginastas? É a favor ou contra alguma punição?
Sou a favor de serem punidos, pois eles feriram o código disciplinar da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Você acredita que todo esse caso está atrapalhando o treinamento de vocês? Por quê?
Essas coisas sempre atrapalham um pouco sim, pois tiram o foco do grupo inteiro. Estamos em um momento muito importante da preparação para o Campeonato Sul-Americano e para os Jogos Pan-Americanos do Canadá.

Para você, esse caso vai atrapalhar a relação dos ginastas dentro da seleção brasileira até o Mundial ou a Olimpíada?
Não. Eles estão muito arrependidos. Sinceramente, nós esperamos que isso não se prolongue por muito tempo.

ENTENDA O CASO

15.mai.2015
VAZA O VÍDEO
O ginasta Arthur Nory, ao lado de Felipe Arakawa e Henrique Flores, grava e publica vídeo no aplicativo Snapchat em que fazem injúrias raciais contra o companheiro de seleção Angelo Assumpção.

DESCULPAS
Após divulgação do jornal "O Globo", os três divulgam novo vídeo ao lado de Assumpção, dizem que foi uma brincadeira e pedem desculpas.

16.mai.2015
INQUÉRITO
A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) afirma que vai instaurar inquérito para encaminhar ao STJD da ginástica para definir eventuais punições aos atletas.

DIEGO HYPÓLITO
Mais experiente ginasta da seleção, Diego Hypolito publica texto em sua conta no Instagram em que defende os companheiros, diz que não existe intolerância na equipe e que o vídeo foi uma fatalidade, pois "todos são do bem".

COB
Em nota, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) diz que "não tolera racismo, preconceito e atitudes do gênero" mas lembra que "os atletas já se manifestaram arrependidos e a comissão técnica da seleção também já chamou a atenção deles".

SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
A secretaria ligada à Presidência da República diz que está acompanhando o caso e se coloca à disposição do ginasta Angelo Assumpção para orientá-lo.


Endereço da página:

Links no texto: