Folha de S. Paulo


Após Pinheiros advertir, Minas aposta em orientação psicológica a ginasta

Advertência e orientação de psicólogos. Assim os clubes de dois dos três atletas da seleção brasileira envolvidos no vídeo com injúrias raciais ao colega Angelo Assumpção, 18, vão tratar o caso.

O Pinheiros decidiu advertir o ginasta Arthur Nory, 21. Foi ele –companheiro de Assumpção no clube paulistano e na seleção– quem gravou e publicou o vídeo no aplicativo Snapchat.

Nory receberá uma advertência por escrito. No regimento do Pinheiros, este é o primeiro passo antes de uma segunda advertência e o desligamento do clube.

Já o Minas Tênis Clube prefere esperar o retorno de Fellipe Arakawa, 21, a Belo Horizonte antes de tomar uma atitude à respeito.

"O Minas não concorda com o que fizeram. Mas é um assunto muito importante para ser tratado por telefone", disse o presidente do clube, Luis Gustavo Lage.

"Por enquanto não haverá punição. Antes vamos conversar, orientar, envolver nossos profissionais da área de comunicação e psicologia", completou o presidente.

Em nota, o Pinheiros também diz que "não compactua com este tipo de atitude", "irá advertir o atleta" e "reforçar o trabalho educativo" para "orientá-lo e evitar que casos assim voltem a acontecer".

Arakawa, Nory, Assumpção e Henrique Flores, envolvidos no caso, estavam em treinamento com a seleção brasileira em Portugal até domingo (17). Junto com o técnico Marcos Goto, eles já retornaram ao Rio onde continuarão os treinos, conforme planejamento.

Preocupado com o caso, o COB (Comitê Olímpico do Brasil) enviou um de seus principais dirigentes para recebê-los no aeroporto.

Apenas os ginastas Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Petrix Barbosa vão competir na etapa de Anadia, de quinta (21) a domingo (24). O técnico Renato Araújo também permaneceu em Portugal.

De acordo com clubes e Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), a volta dos atletas já era prevista.

Outro envolvido no caso, Henrique Flores, 24, é ginasta de São Caetano. Até a conclusão desta edição, porém, a reportagem não conseguiu contato com o técnico da equipe, Marcos Goto, que também é da seleção.

Veja vídeo

ENTENDA O CASO

15.mai.2015
VAZA O VÍDEO
O ginasta Arthur Nory, ao lado de Felipe Arakawa e Henrique Flores, grava e publica vídeo no aplicativo Snapchat em que fazem injúrias raciais contra o companheiro de seleção Angelo Assumpção.

DESCULPAS
Após divulgação do jornal "O Globo", os três divulgam novo vídeo ao lado de Assumpção, dizem que foi uma brincadeira e pedem desculpas.

16.mai.2015
INQUÉRITO
A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) afirma que vai instaurar inquérito para encaminhar ao STJD da ginástica para definir eventuais punições aos atletas.

DIEGO HYPÓLITO
Mais experiente ginasta da seleção, Diego Hypolito publica texto em sua conta no Instagram em que defende os companheiros, diz que não existe intolerância na equipe e que o vídeo foi uma fatalidade, pois "todos são do bem".

COB
Em nota, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) diz que "não tolera racismo, preconceito e atitudes do gênero" mas lembra que "os atletas já se manifestaram arrependidos e a comissão técnica da seleção também já chamou a atenção deles".

SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
A secretaria ligada à Presidência da República diz que está acompanhando o caso e se coloca à disposição do ginasta Angelo Assumpção para orientá-lo.


Endereço da página:

Links no texto: