Folha de S. Paulo


Diego Hypolito defende ginastas e diz que ato foi uma 'infeliz atitude'

Reprodução/Instagram/diegohypolito
Em rede social, Diego Hypolito fala sobre declarações racistas do ginasta Arthur Nory
Em rede social, Diego Hypolito fala sobre declarações racistas do ginasta Arthur Nory

O ginasta Diego Hypolito postou um texto no seu Instagram oficial onde apoia os atletas da seleção brasileira de ginástica que estão sendo acusados de injúria racial.

Diego acredita que o vídeo, que contém ofensas racistas, não passou de um infeliz atitude e que foi mal interpretado pela sociedade.

"Uma infeliz atitude que não é o reflexo interno de nossa seleção, porém, aos olhos da sociedade soou de muito mal tom e que não deve se repetir", escreveu o atleta.

Os ginastas, que se preparam por uma vaga na Rio-2016, entre outras competições, costumam passar o dia-a-dia juntos, e Hypollito fez questão de ressaltar a união do grupo.

"Eu como mais velho do grupo sei o quanto a nossa seleção é unida, não existe intolerância de nenhuma forma, só ver os resultados, como o sexto lugar no Mundial".

A CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) divulgou nota neste sábado (16) na qual afirma que vai instaurar inquérito para definir eventuais punições aos envolvidos.

"A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), considerando o relatório da coordenação da Seleção de Ginástica Artística Masculina, irá instaurar inquérito para encaminhar ao STJD da ginástica, instância desportiva competente, para definir eventuais punições a serem aplicadas aos envolvidos no vídeo publicado em uma rede social", dizia parte da nota.

À rede Globo, o Secretário executivo de políticas e promoção da igualdade racial, Giovanni Harvey, exemplificou quais foram os crimes cometidos pelos ginastas.

"Foram cometidos dois crimes. O crime de injúria racial na esfera privada, enquanto eles estavam no ambiente da delegação. E um segundo crime, de incitação ao racismo, através da postagem nas redes sociais. O racismo nunca é uma brincadeira, o racismo é um crime", afirmou Giovanni.

No entanto, a CBG ainda não tomou nenhuma medida e espera o relatório da comissão técnica e da coordenação para punir ou não os atletas.

"Foi uma colocação bastante infeliz dos meninos. A confederação está esperando todo relatório da comissão técnica e da coordenação. Nós precisamos de todos esse fatos, todas colocações para tomar as medidas cabíveis", disse Klayler Mourthé, coordenador da CBG

O VÍDEO

Em sua conta no aplicativo Snapchat, Nory mostra ofensas racistas a seu companheiro de seleção, o brasileiro Angelo Assumpção, único negro da equipe.

As imagens publicadas pelo ginasta foram divulgadas pelo jornal "O Globo'. Nelas, Angelo é provocado durante refeição com o grupo, que está em treinamento em Portugal.

"Seu celular quebrou: a tela quando funciona é branca... quando ele estraga é de que cor? (risos)", pergunta Nory.

"Preto!", dizem outros atletas que não podem ser identificados na imagem. E eles seguem: O saquinho do supermercado é branco... e o do lixo? É preto!".

No vídeo, ele demonstra constrangimento com as brincadeiras.

PEDIDO DE DESCULPA

Depois da repercussão negativa dos vídeos, Nory publicou nesta sexta-feira em seu perfil no Instagram um vídeo de desculpas.

Ele também afirmou, por meio de sua conta no Twitter, que sua conta no Snapchat foi apagada.


Endereço da página:

Links no texto: