Folha de S. Paulo


Por emprego na Rio-2016, Gallo renova seleção sub-20 para o Mundial

Com o emprego em jogo, Alexandre Gallo convocou a seleção brasileira sub-20 para o Mundial com renovação em relação ao elenco que participou da ruim campanha do Sul-Americano do Uruguai, em janeiro.

Somente nove dos 23 convocados para o torneio continental, em que o Brasil terminou em quarto e se classificou à Copa do Mundo no limite, foram chamados - os goleiros Marcos e Georgemy, os zagueiros Léo Pereira e Marlon, os laterais João Pedro e Caju e os atacantes Marcos Guilherme, Kenedy e Yuri Mamute.

A Copa do Mundo da categoria será disputada entre maio e junho, na Nova Zelândia. O Brasil está no Grupo E, ao lado de Nigéria, Coreia do Norte e Hungria. A estreia será no dia 1º de junho, contra os nigerianos (devido ao fuso horário o jogo será às 22h de Brasília no dia 31 de maio). No dia 4, o adversário será a Hungria. O fim da primeira fase será diante dos norte-coreanos, dia 7.

Gallo anunciou nesta quarta (29) uma lista com 26 nomes e terá que cortar cinco para o Mundial, já que poderá inscrever apenas 21 (sendo três goleiros). Ele precisa de um bom desempenho para se manter como técnico do sub-20 mas, principalmente, do time olímpico (sub-23), que disputará os Jogos Olímpicos em 2016, no Rio.

Uma das principais novidades é a presença do palmeirense Gabriel Jesus, atacante listado como meia no anúncio de Gallo, que tem 18 anos, dois a menos do que o limite para competição - ele foi testado em amistosos na Áustria, no início de abril, depois da indicação do novo chefe do departamento de base da CBF, Erasmo Damiani, que trabalhou no Palmeiras.

Há também atletas pouco conhecidos no país, como Andreas Pareira, meia do Manchester United que tem nacionalidade belga, Caio Rangel, que foi vendido pelo Flamengo ao Cagliari sem nunca ter jogado no profissional, e Alef, do Olympique de Marselha, negociado pela Ponte Preta em 2014.

Jean Carlo, naturalizado espanhol, também foi chamado. Mineiro, ele atua pelo Real Madrid B, nunca jogou no Brasil e faz parte daqueles garotos que saem muito cedo do Brasil.

Como o Mundial acontecerá em meio ao Campeonato Brasileiro, alguns clubes devem perder jogadores importantes, como o São Paulo, que não terá Lucão, que vem sendo titular - o São Paulo também perderá Boschilia.

Gabriel, do Santos, Malcom, do Corinthians, e Gerson, do Fluminense, tiveram um desempenho fraco no Sul-Americano e foram descartados agora.

Veja os 26 convocados:

GOLEIROS
Marcos (Fluminense)
Jean (Bahia)
Georgemy (Cruzeiro)
David (Criciúma)

ZAGUEIROS
Marlon (Fluminense)
Lucão (São Paulo)
Leo Pereira (Atlético-PR)
Iago (Criciúma)

LATERAIS
João Pedro (Palmeiras)
Rodrigo (Coritiba)
Caju (Santos)
Jorge (Flamengo)

MEIAS
Danilo (Braga-POR)
Jajá (Flamengo)
Matheus Biteco (Grêmio)
Alef (Olympique de Marselha)
Boschilia (São Paulo)
Andreas Pereira (Manchester United)
Gabriel Jesus (Palmeiras)

ATACANTES
Marcos Guilherme (Atlético-PR)
Judivan (Cruzeiro)
Kenedy (Fluminense)
Yuri Mamute (Grêmio)
Caio Rangel (Cagliari)
Bruno Lopes (Criciúma)
Jean Carlo (Real Madrid)


Endereço da página: