Folha de S. Paulo


Maratonistas do Brasil estão entre os mais lentos do mundo

Os maratonistas brasileiros estão entre os mais lentos do mundo. Ficam, literalmente, a quilômetros de distância dos corredores da Espanha ou da Islândia; perdem para os da Costa Rica e tomam um pau dos "hermanos" argentinos.

Em contrapartida, se isso serve de consolo, ganham dos norte-americanos e de corredores de outras nações mais ricas, como Japão.

A revelação está em um dos mais amplos levantamentos de resultados de maratonas já realizados no mundo.

Pesquisadores do RunRepeat, site de prestígio, que é especializado em resenhas de calçados de corrida, examinaram nada menos do que 2.195.588 tempos de conclusão de maratonas para elaborar quadro do desempenho de corredores de 47 nações.

Editoria de arte/Folhapress

Não se trata de perfil do universo de maratonistas de cada um dos países citados, mas sim do desempenho desses corredores em um conjunto de maratonas internacionais ao longo de seis anos (de 2009 a 2014, inclusive).

Para chegar aos números agora divulgados, os pesquisadores fizeram uma peneira nos dados originais, eliminando maratonas que não apresentavam resultados de todos os anos, provas que não tinham especificação de resultados por gênero ou país de origem dos corredores.

Excluíram ainda os tempos dos corredores de elite, que distorceriam o desempenho médio dos atletas.

Mesmo assim, o balanço final traz o ainda impressionante número de 1.298.466 de resultados, de 12 maratonas internacionais.

São elas: Chicago, Marine Corps (Virgínia, EUA), Boston, Londres, Paris, Berlim, Frankfurt, Atenas, Amsterdã, Budapeste, Varsóvia e Madri.

O tempo médio dos brasileiros na maratona, na média dos seis anos, é de 4h21min21, o que coloca o país na modesta 33ª colocação. Houve ligeira melhora no tempo: de 2009 a 2014, os brasileiros participantes das maratonas analisadas ficaram, em média, 1min24 mais rápidos.

Os campeões são os espanhóis, com média de 3h55min35, seguidos por Portugal (3h59min04) e Luxemburgo (4h00min46). Na rabeira, estão Índia e Filipinas.

No que se refere ao aumento da popularidade da maratona, o Brasil está na parte média do conjunto. A participação de brasileiros nas provas analisadas cresceu cerca de 40% no período. Já a dos russos aumentou estratosféricos 300%, seguidos pelos chineses, com 259,47%.

"O padrão geral é que a maratona se popularizou primeiro nas nações ocidentais. Inicialmente, apenas um pequeno número de corredores especialistas participava, mas hoje se transformou um esporte de massas, com a participação de milhões de corredores amadores", afirma o dinamarquês Jens Jakob Andersen, responsável pelo estudo, à Folha por e-mail.

"O esporte está se popularizando de forma extremamente rápida nas nações orientais", conclui o pesquisador.


Endereço da página:

Links no texto: