Folha de S. Paulo


Mineirinho é campeão em Margaret River e dispara no topo do ranking

O paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, 28, pode finalmente comemorar uma vitória no Mundial de surfe.

Depois de ser eliminado na semifinal da primeira etapa, em Gold Coast, e ser vice na segunda, em Bells Beach, ambas na Austrália, o brasileiro venceu o terceiro desafio da temporada nesta quinta-feira (23), em Margaret River, novamente em terra australiana.

Na decisão, Mineirinho derrotou o havaiano John John Florence, 22, um dos favoritos ao título, por 17.53 a 16.87.

Mineirinho não ganhava uma etapa do Mundial desde abril de 2013, quando venceu em Bells Beach, na Austrália. Foram dois anos de jejum.

Com o triunfo em Margaret River, o paulista, que já havia conquistado a liderança do ranking antes mesmo de chegar à final, vai aos 24.500 pontos e se isola na ponta do campeonato.

A segunda posição está com o australiano Mick Fanning, 33, que tem 16.950 pontos. O paulista Filipe Toledo, 20, está em terceiro, com 15.700.

"Eu acabei de bater o maior surfista do planeta. Eu estava muito motivado após ter feito a final em Bells Beach. E já que eu não consegui ganhar lá, acho que Deus me deu esse título aqui em Margaret", disse Mineirinho após a vitória.

Mais velho entre os surfistas brasileiros que estão na competição, Mineirinho usou toda a sua experiência para ficar com o triunfo. Até porque sabia que tinha um adversário em grande forma.

Depois de bater o experiente Taj Burrow, 36, na semi, o paulista manteve a sua tática de ser bem seletivo nas ondas e usar com inteligência a prioridade.

Com cinco minutos para o final (a bateria teve 40 de duração), Mineirinho havia surfado apenas duas ondas. O suficiente para obter notas expressivas.

Na primeira, conseguiu um 8.93. Depois, arrancou um 8.60 dos juízes.

Florence, por sua vez, foi ataque. Não foi nada seletivo como o adversário e, depois de um 7.87, ganhou um 9.00 para renovar as suas esperanças de vitória.

Mas Mineirinho foi calculista, guardou a sua prioridade até onde pôde para garantir o triunfo.

Margaret River foi a última etapa na Austrália. O próximo desafio acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 22 de maio.

"Chegar com a liderança do ranking no Rio significa que eu vou ter ainda mais trabalho pela frente", afirmou o paulista.

Mineirinho é o segundo brasileiro a vencer uma etapa neste ano. O primeiro foi Filipe Toledo, em Gold Coast.


Endereço da página:

Links no texto: