Folha de S. Paulo


Há 30 anos, Senna conquistava a sua primeira vitória na F-1

Àquela altura, a primeira vitória de Ayrton Senna parecia ser apenas questão de tempo para o mundo da F-1.

Mas poucos podiam imaginar que ela aconteceria naquele 21 de abril de 1985, num GP de Portugal marcado pela chuva. Mais que isso, da maneira como o piloto brasileiro, então em sua segunda temporada na categoria, foi tão superior aos adversários.

"Quando começou a chover naquele dia, imaginei que Ayrton pudesse ir bem porque em Mônaco, no ano anterior, ele havia dado um show na chuva", relembra a jornalista alemã Karin Sturm, do "Tagesspiegel", de Berlim, que cobria seu terceiro Mundial de F-1 naquele ano.

Em sua 16ª corrida no Mundial, a segunda pela Lotus, Senna largava na pole position pela primeira vez em sua carreira naquele domingo, no circuito de Estoril.

Apesar de a classificação ter sido disputada com a pista seca, o domingo em Portugal começou com chuva. Naquele dia, a corrida, a segunda etapa do Mundial de 1985, atrasou. Mas por conta de um motivo ao menos curioso.

Reuters
O piloto brasileiro Ayrton Senna, pela Lotus, acena durante a sua primeira vitória na F-1, em 1985
O piloto brasileiro Ayrton Senna, pela Lotus, acena durante a sua primeira vitória na F-1, em 1985

"Havia uma antiga disputa entre o governo e a proprietária do autódromo. Como o governo havia dado dinheiro ao circuito para as reformas, mudou o nome do local para Autódromo do Estoril", relembra o jornalista português Luis Vasconcelos, da Formula Press, que naquele 21 de abril estava na pista como fã.

"Mas, no dia da prova, a proprietária da pista afirmou que não haveria corrida se seu nome não voltasse a ser pintado no prédio principal. Eles então chamaram um pintor às pressas, que apagou o 'do Estoril' e substituiu por Fernanda Pires da Silva. Por conta disso a corrida atrasou uns 40 minutos pelo menos."

Após a largada, Senna começou a dar seu show com pista molhada. Um a um, ultrapassou todos os adversários, à exceção do ferrarista Michele Alboreto, que terminou a prova em segundo.

"Naquela época trabalhava como fotógrafo e jornalista e lembro de estar na primeira curva naquele domingo. Lembro daquela imagem que parecia uma visão. Todo o spray de água subindo e a Lotus preta do Ayrton surgindo, ultrapassando todos os carros. Foi sensacional", relembra o norte-americano Dan Knutson, hoje repórter da revista "Speed Sport".

A primeira vitória veio e, naquele ano, acompanhada de apenas uma mais, na Bélgica. Abriria caminho para a ida de Senna para a McLaren, dois anos depois, e seria apenas a primeira de 41 nos dez anos em que o piloto brasileiro esteve na F-1 –Michael Schumacher é o maior ganhador, com 91 triunfos, seguido por Alain Prost, dono de 51.

"Era claro desde o início que Senna tinha algo especial. Era uma mistura de personalidade e dedicação. Havia uma aura diferente. Sua passagem pela F-1 sem dúvida mudou o esporte. Foi quase como se trouxesse um olhar científico ao esporte, sem perder a sensibilidade", diz o jornalista Fredrik af Petersens, do Bilsport, da Suécia, que estava em Estoril.

Para o fotógrafo suíço Jad Sherif, que acompanhou a carreira do tricampeão, Senna tinha "uma luz diferente".

"Se você colocasse qualquer piloto contra um mesmo fundo branco e ajustasse sua câmera, não precisava mudar a regulagem para nenhum. Senna era a exceção. Ele tinha um brilho que não se pode explicar com palavras."


Endereço da página:

Links no texto: