Folha de S. Paulo


Acusado pelo ataque na maratona de Boston pode ter pena de morte

O julgamento de Dzhokhar Tsarnaev, um dos responsáveis pelo ataque terrorista à maratona de Boston em 2013, recomeça na terça (20), um dia depois da 119ª edição da prova.

Ele foi recentemente considerado culpado de todas as 30 acusações feitas. Agora, começa nova etapa do processo, em que os jurados vão definir a sentença a ser imposta. Tsarnaev corre o risco de ser condenado à morte.

As sete mulheres e os cinco homens do júri foram advertidos na última semana pelo juiz do processo: apesar da grande cobertura midiática envolvendo a corrida, eles devem procurar ficar alheios à corrida e aos eventos relacionados ao segundo aniversário do atentado.

AFP
Dzhokhar Tsarnaev, em foto sem data divulgada pelo FBI
Dzhokhar Tsarnaev, em foto sem data divulgada pelo FBI

No último dia 15, várias cerimônias ocorreram na cidade, como homenagens às vítimas das bombas.

Ao mesmo tempo, as forças policiais reforçam medidas de segurança envolvendo a corrida. O número de câmeras instaladas nas ruas da cidade foi aumentado para acompanhar o evento –os dados exatos não foram divulgados pelas autoridades.

Além disso, segundo comunicado distribuído pelos organizadores, o policiamento será reforçado, tanto com policiais uniformizados como com agentes em roupas civis.

Haverá pontos de controle, e o público poderá ser revistado


Endereço da página:

Links no texto: