Folha de S. Paulo


Regulamento da Copa do Brasil-2015

Disputada desde 1989, a Copa do Brasil é um torneio em formato de mata-mata que reúne equipes de todos os estados do Brasil.

A primeira fase da competição conta com 80 participantes, divididos em 40 grupos de dois clubes cada. Os vencedores avançam para a segunda fase, que reúne 40 times, divididos em 20 grupos.

Já a terceira fase do torneio tem 20 clubes divididos em dez grupos. Os classificados avançam para as oitavas de final. É nesta fase do torneio que entram as equipes que representam o Brasil na Libertadores (Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e São Paulo), além do Fluminense, sexto colocado no último Campeonato Brasileiro.

A definição dos confrontos das oitavas e das quartas acontece através de sorteio.
  
O campeão da Copa do Brasil tem vaga assegurada na Taça Libertadores-2016. 
 
CRITÉRIOS PARA A PARTICIPAÇÃO NO TORNEIO

Critério 1: Pertencer ao grupo dos seis clubes (número máximo) classificados para a Copa Libertadores da América de 2015 e complementares;
Critério 2: Pertencer ao grupo dos 70 clubes oriundos dos certames estaduais/Distrito Federal, excluídos os clubes já identificados no critério 1;
Critério 3: Pertencer ao grupo dos 10 clubes oriundos do RNC (Ranking Nacional de Clubes) , excluídos os clubes já identificados nos critérios 1 e 2.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Nas duas primeiras fases, caso o clube visitante vença o primeiro jogo por dois gols de diferença avança sem a necessidade de realizar a segunda partida.
 
De acordo com o regulamento, o gol marcado fora de casa é o segundo critério de desempate caso as equipes obtenham o mesmo saldo de gols após a realização da segunda partida.
 
Porém, o critério não será válido em dois momentos: caso dois clubes de uma mesma cidade mandem as duas partidas no mesmo estádio e na decisão da Copa do Brasil-2015.

Colocar um hiperlink para o regulamento da CBF


Endereço da página: