Folha de S. Paulo


Países investigam racismo de torcedores do Chelsea

AFP
Torcedores do Chelsea impedem a entrada de um homem negro no metrô, em Paris, na França
Torcedores do Chelsea impedem a entrada de um homem negro no metrô, em Paris, na França

A Justiça francesa e a Scotland Yard, a polícia britânica, iniciaram as investigações sobre um caso de discriminação racial envolvendo torcedores do Chelsea no metrô de Paris na terça-feira (17).

Num vídeo publicado pelo jornal inglês "The Guardian", um pequeno grupo de torcedores impede a entrada de um homem negro no metrô e canta "nós somos racistas, nós somos racistas, e é essa a maneira que gostamos".

A cena aconteceu antes do empate por 1 a 1 entre Paris Saint-Germain e Chelsea, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.

Em nota oficial, o clube inglês condenou o episódio de racismo e prometeu banir torcedores caso seja comprovado o envolvimento no caso.

"Tal comportamento é abominável e não tem lugar no futebol ou na sociedade. Nós vamos apoiar qualquer ação criminal contra os envolvidos neste comportamento".

"Em caso de prova do envolvimento de compradores de ingressos ou membros do Chelsea, o clube terá a mais forte possível ação contra eles, incluindo ordens de banimento", completou.

O Chelsea até colocou um endereço de e-mail à disposição para testemunhas que estavam no metrô ajudarem na identificação dos agressores.

Já a polícia britânica anunciou que analisará a gravação para tentar identificar os torcedores e auxiliar a Justiça francesa, onde uma denúncia sobre o caso já foi feita.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, criticaram o comportamento dos torcedores.

"É um vídeo muito preocupante porque mostra um possível delito. Estou convencido de que a polícia francesa levará o caso muito a sério", declarou o primeiro-ministro.

Paul Nolan, britânico residente em Paris que fez o vídeo, disse à Rádio Four, da BBC, que os torcedores do Chelsea no vagão do metrô pareciam "muito agressivos".

Apesar do racismo envolvendo torcedores do clube inglês, um dos principais ídolos da história do time de Londres, o atacante marfinense Didier Drogba, é negro.

No elenco comandado pelo técnico português José Mourinho, há vários outros atletas negros, como os brasileiros Ramires e Willian, o zagueiro francês Kurt Zouma, o volante nigeriano Obi Mikel e o colombiano Cuadrado.

Com agências de notícias


Endereço da página:

Links no texto: