Folha de S. Paulo


Valor do ingresso médio no Campeonato Paulista sobe até 205%

Ir ao estádio para acompanhar as partidas dos três maiores clubes da capital no Campeonato Paulista se transformou em um passeio bem mais caro neste ano.

Levantamento feito pela Folha com base nas rendas das primeiras apresentações em casa de Palmeiras, São Paulo e Corinthians mostra que o valor do ingresso médio subiu até 205% em relação ao último Estadual.

Essa inflação foi registrada no clássico entre Palmeiras e Corinthians, no domingo (8). No ano passado, quando as duas equipes se enfrentaram no Pacaembu, o valor médio do tíquete foi R$ 30.

No último fim de semana, com o jogo na nova casa palmeirense, ele mais do que triplicou e alcançou R$ 91,7.

O ingresso mais barato à venda, que no clássico anterior custava R$ 20, foi vendido neste ano por R$ 50.

Mesmo descontada a taxa de inflação de 7,14% (índice IPCA acumulado nos últimos 12 meses), o valor do ingresso médio ainda teve um encarecimento real de 184,5%.

Editoria de arte/Folhapress

Entre os jogos analisados pela reportagem, o dérbi foi o que teve a maior alta nos preços. Mas as entradas para as estreias como mandantes de Corinthians, Palmeiras e São Paulo no Paulista também subiram bem acima da inflação oficial: 33,7%, 91,2% e 36%, respectivamente.

Nos casos palmeirense e corintiano, é possível inferir que a alta dos preços esteja relacionada principalmente à inauguração de seus novos e luxuosos estádios.

Ambos foram abertos após o último Estadual e oferecem mais conforto que o Pacaembu, onde os clubes vinham mandando suas partidas.

O entusiasmo com o novo estádio, inaugurado em novembro de 2014, e com a montagem do time deste ano fizeram o Palmeiras ter 14 mil torcedores a mais em sua estreia (contra a Ponte Preta) que na temporada anterior apesar da disparada no preço.

Fenômeno parecido aconteceu com o Corinthians no Itaquerão, aberto desde maio. Foram quase 15 mil pessoas a mais que na abertura de 2014 no jogo contra o Marília.

Já a alta no São Paulo, que não tem estádio novo, está ligada ao fim de promoções, que estabelecia entradas a R$ 10. "O preço que fazíamos não nos dava benefício de valor, só de público. O projeto é outro", disse o vice financeiro Osvaldo Vieira de Abreu.

Procurado, o Palmeiras informou que não comentaria o assunto. Já Corinthians não se manifestou até a conclusão desta edição.


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