Folha de S. Paulo


Anderson Silva é flagrado em exame antidoping

O lutador brasileiro de MMA Anderson Silva foi pego em exame antidoping realizado no dia 9 de janeiro.

Segundo o UFC, foi detectada na urina do atleta o esteroide drostanolona. Sites especializados informaram que traços da substância androsterona também foram encontrados na urina do lutador, mas essa informação não foi confirmada pelo UFC. As duas substâncias são proibidas pela Wada (Agência Mundial Antidoping).

O teste foi realizado no período em que o lutador treinava para a luta da madrugada do último domingo (1º) contra o americano Nick Diaz, em Las Vegas, vencida pelo brasileiro.

O adversário de Anderson também foi pego no doping. Em exame realizado no dia da luta, foi detectado no exame de urina de Nick Diaz o uso de maconha.

Ambos ainda podem pedir a contraprova dos exames.

Se o doping for confirmado, o resultado da luta pode ser anulado e nenhum dos dois será declarado vencedor.

Anderson Silva passou ainda por outros dois testes antidoping, nos dias 19 e 31 de janeiro. Os resultados destes exames não foram divulgados pelo UFC.

A informação sobre o doping de Anderson foi divulgada em comunicado no site do UFC no fim da noite de terça (3). A organização informa que só foi notificada pela Comissão Atlética de Nevada sobre o resultado positivo de Anderson nesta terça.

A entidade afirma ainda que mais testes serão realizados para confirmar o resultados do exame.

"Anderson Silva tem sido um excelente campeão e um verdadeiro embaixador do esporte das artes marciais mistas e do UFC. O UFC está desapontado por saber destes resultados iniciais", disse a organização no comunicado.

Caso o doping de Anderson Silva seja confirmado, o lutador poderá sofrer sanções devido ao teste positivo.

Entre as punições aplicadas pelo UFC estão a suspensão e até banimento das lutas de MMA. Em casos como o de Anderson, a suspensão costuma ser de até um ano.

O lutador e seu estafe não comentaram o resultado do exame antidoping.

Casos de doping não são raros no UFC. No dia 6 de janeiro o campeão do peso meio-pesado, Jon Jones, anunciou que havia sido pego em exame antidoping por uso de cocaína. Outros lutadores, como os brasileiros Wanderlei Silva e Vitor Belfort, também já testaram positivo em exames antidoping.


Endereço da página:

Links no texto: