Folha de S. Paulo


São Paulo resolve impasse histórico e define 1930 como ano de fundação

Um ritual que tornou-se comum no Morumbi será repetido neste domingo (25).

Diante de um bolo com o símbolo do São Paulo, diretores e conselheiros vão celebrar o 85º aniversário tricolor, embora oficialmente pelo estatuto o clube tenha 79 anos e o aniversário deve ser festejado só em dezembro.

"Se Deus quiser, é o último ano que vamos aturar essa confusão", brinca José Acras, 86, historiador e conselheiro do São Paulo desde 1942.

A animação do veterano é porque já foi aprovada pelo conselho a mudança da data de fundação no estatuto.

Hoje, o texto diz que "o São Paulo Futebol Clube foi fundado em 16 de dezembro de 1935, como continuidade do São Paulo Futebol Clube nascido em 25 de janeiro de 1930". A nova versão do documento informará que o clube tricolor foi criado em 1930 e refundado em 1935.

A mudança foi aprovada no fim de 2013, mas o documento ainda não está atualizado. Isso porque é contestado na Justiça devido à alteração de 2011 que permitiu a Juvenal Juvêncio concorrer ao terceiro mandato.

Rubens Chiri/saopaulofc.net/Divulgação

O São Paulo Futebol Clube foi criado em 1930, mas após cinco anos deixou de existir ao fundir-se com o Tietê. O motivo foi uma crise financeira, o que revoltou e frustrou diversos sócios. Eles não aceitaram o fim e batalharam para refundar a agremiação.

Uma das tentativas resultou no Clube Atlético São Paulo, criado em junho, que nem chegou a entrar em campo e teve escudo semelhante ao atual, com as letras CASP.

Só em dezembro é que um grupo obteve êxito. Reunidos em um prédio na rua XI de Agosto, onde hoje está a praça da Sé, criaram o São Paulo Futebol Clube, com as mesmas cores do time atual.

"Os dirigentes que participaram de 1935 eram maioria no clube. Julgavam-se salvadores e por isso o estatuto exalta a refundação. Hoje muitos deles já se afastaram e prevalece aqueles que são favoráveis a 1930", diz Acras.

O QUE MUDA

Quando ocorrer, a mudança terá impacto na história.

A primeira versão do clube foi campeã estadual em 1931 -taça que já está no museu tricolor.

Outra alteração é que o time será dono da maior goleada contra o Corinthians -6 a 1, em 1933. Mas a principal deve ser sentida em 2030.

"O São Paulo vai poder festejar o centenário sem alguém contestar a data de fundação", comemora Acras.

CRONOLOGIA

Origem são-paulina

25.jan.1930
Da união entre jogadores do Paulistano e da A.A. das Palmeiras nasceu o São Paulo. O clube misturou as cores vermelha do primeiro e preta do segundo -o branco era comum aos dois lados

12.mar.1933
Goleia o Santos por 5 a 1 no 1º jogo da era profissional

24.mar.1935
Bate o Corinthians (3 a 1) no último jogo antes se fundir ao Tietê e encerrar as atividades

16.dez.1935
Grupo de 20 sócios do extinto São Paulo funda novo clube com mesmo nome e uniforme

25.jan.1936
No 1º jogo após a refundação, bate a P. Santista por 3 a 2


Endereço da página:

Links no texto: