Folha de S. Paulo


'É maior vitória do futebol do Brasil', diz Bom Senso sobre veto de Dilma

"Acredito que essa seja a maior vitória do futebol brasileiro nos últimos anos." Foi assim que o zagueiro Paulo André, 31, principal líder do Bom Senso, definiu a decisão da presidente Dilma Rousseff de vetar o artigo 114 da Medida Provisória 656.

O movimento dos jogadores foi a maior força de oposição à medida, que liberaria o refinanciamento das dívidas dos clubes com a União sem que eles tivessem nenhuma obrigação como contrapartida.

"A presidente Dilma cumpriu sua palavra e reforçou seu intuito de reformar as relações e aprimorar a gestão do futebol brasileiro", disse o ex-capitão do Corinthians e hoje atleta do chinês Shanghaï Shenhua à Folha.

"O artigo 141 da MP [Medida Provisória] era um escândalo pelo fato de passar por cima de mais de um ano de discussões entre clubes, sindicatos, Bom Senso, governo e parlamento", disse o zagueiro.

Paulo André e o movimento, que é independente dos sindicatos da categoria, não são contra o refinanciamento do futebol brasileiro. "Os clubes precisam disso para avançar."

Apu Gomes/Folhapress
Paulo André, ex-capitão do Corinthians e hoje atleta do chinês Shanghaï Shenhua
Paulo André, ex-capitão do Corinthians e hoje atleta do chinês Shanghaï Shenhua

Mas eles querem que as contrapartidas dos times para terem acesso a esse acordo de redução da dívida estejam previstas na legislação brasileira e não sejam meras regulamentações do código da CBF.

"Depois de algumas reuniões com os representantes de clubes, ficou claro que deveria constar no texto os critérios de aplicação das punições, qual órgão seria responsável pela fiscalização, acompanhamento e aplicação das sanções, como será composto tal órgão e sua governança e qual será a frequência de fiscalização sobre os clubes", adicionou.

O projeto de fair play financeiro elaborado pelo Bom Senso prevê que os clubes sejam obrigados a gastar, no máximo, o dinheiro que arrecadam e que recebam punições caso acumulem dívidas.

Segundo o governo federal, o grupo dos jogadores será convidado a compor a comissão que discutirá o projeto para possibilitar outra proposta de refinanciamento.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: