Folha de S. Paulo


Bom Senso celebra veto de Dilma à MP da dívida dos clubes

O Bom Senso FC, grupo de jogadores que pedem mudanças na administração do futebol brasileiro, comemorava na noite desta segunda-feira (19) a informação que receberam de que a presidente Dilma Rousseff vetou o artigo da Medida Provisória 656 que previa o refinanciamento das dívidas dos clubes de futebol sem contrapartidas para melhorar a gestão.

A confirmação do veto de Dilma aconteceu na manhã desta terça (20), com a publicação no Diário Oficial. Esta segunda era a data-limite para a presidente analisar a MP 656.

Editoria de Arte/Folhapress

O governo federal cobrou "responsabilidade fiscal dos clubes e entidades, a transparência e o aprimoramento de sua gestão, bem como a efetividade dos direitos dos atletas".

O artigo 141 da previa que os clubes poderiam refinancias suas dívidas com a União em 240 vezes, com descontos de 70% em multas e 50% em juros, sem precisar cumprir medidas de responsabilidade financeira.

O tema é debatido na Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, que ainda não teve o texto final finalizado. O artigo sobre o refinanciamento acabou entrando na MP 656, que trata de isenção de imposto a importação de aerogeradores, máquina usada na agropecuária.

Foi uma maneira que parlamentares ligados a clubes encontraram de tentar aprovar o refinanciamento antes da criação da Lei de Responsabilidade.

O Bom Senso defendia o veto. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), os clubes e a Federação Nacional dos Atletas Profissionais defendiam a aprovação. Para o presidente eleito da CBF, Marco Polo Del Nero, é importante que os clubes comecem do zero.

A CBF incluiu em seu novo Regulamento Geral das Competições normas que visam punir clubes que não gerirem bem seu dinheiro, com perda de pontos e até rebaixamento em casos mais graves.

O Bom Senso acha pouco e pede regras mais rígidas para o Fair Play financeiro, inclusive com responsabilização dos dirigentes.

Pedro Ladeira - 21.jul.2014/Folhapress
Presidente Dilma Rousseff recebe os atletas do Bom Senso F.C. em julho de 2014
Presidente Dilma Rousseff recebe os atletas do Bom Senso F.C. em julho de 2014

Endereço da página:

Links no texto: