Folha de S. Paulo


Espero inspirar pessoas, diz alpinista após completar escalada histórica

"Eu espero que isso inspire as pessoas a encontrar a sua própria Dawn Wall".

Foi dessa forma que o alpinista americano Kevin Jorgeson resumiu a sua façanha de alcançar, em escada livre, o topo da Dawn Wall, que é a face sudeste da formação rochosa El Capitan, no parque nacional de Yosemite, na Califórnia, Estados Unidos.

A parede é considerada a mais desafiadora do mundo do alpinismo por diversos especialistas. O feito foi conquistado ao lado do também americano Tommy Caldwell, na quarta-feira (14).

Eles se tornaram os primeiros alpinistas a escalar os mais de 914 metros em apenas uma expedição, tarefa considerada impossível por um longo tempo, e usando apenas suas mãos e pés como impulso. Cordas foram usadas somente como equipamento de segurança, para preservá-los no caso de uma eventual queda.

"Nós trabalhamos nisso há muito tempo, lenta e seguramente. Eu acho que todo mundo tem a sua própria Dawn Wall secreta para completar um dia, e talvez essas pessoas possam colocar este projeto em seu contexto", afirmou Jorgeson em entrevista publicada pelo jornal "New York Times".

Especialistas consideram que a escalada de Caldwell e Jorgeson pode ter sido a mais difícil da história, dadas as características da parede e as condições que eles se impuseram (ausência de equipamento) para a empreitada.

"Eu amo sonhar grande e amo explorar. Hoje em dia, tudo parece que é acolchoado e vem com etiquetas de advertência. Isso acende um fogo dentro de mim. É um modo excitante de viver", afirmou Caldwell.


Endereço da página:

Links no texto: