Folha de S. Paulo


Organização da Rio-2016 quer ampliar sedes do futebol para seis cidades

A organização dos Jogos Olímpicos de 2016 estuda ampliar de cinco para seis o número de cidades que receberão jogos de futebol no evento. Além do Rio de Janeiro, até agora estão garantidas como sedes Brasília, Salvador, Belo Horizonte e São Paulo.

Tradicionalmente, outras cidades além a sede da Olimpíada recebem partidas do torneio de futebol.

"Existe um desejo da Fifa de usar os estádios que foram da Copa do Mundo. Então, temos que negociar essa participação. Espero que até a visita do COI, em fevereiro, nós tenhamos tudo definido", afirmou o presidente do Comitê Organizador da Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, 72, em entrevista à Folha.

O torneio de futebol na Olimpíada é organizado pela Fifa em parceria com o COI.

Em 2012, na Inglaterra, seis cidades receberam partidas de futebol: Londres, Manchester, Cardiff, Newcastle, Glasgow e Coventry.

Além das cidades já garantidas em 2016, outras sete –Recife, Natal, Manaus, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Cuiabá– inauguraram novos estádios para a Copa de 2014 e estariam entre as candidatas para entrar na lista.

Fabrice Coffrini-8.set.2013/AFP
O presidente do Comitê Organizador da Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman
O presidente do Comitê Organizador da Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman

"Estamos conversando com as autoridades de cada uma dessas cidades para podermos definir se elas terão interesse. Imagino que no fim de janeiro tudo deve estar pronto", diz Nuzman.

Além da confirmação de uma sexta sede, a organização da Rio-2016 ainda não divulgou qual estádio em São Paulo receberá as partidas do torneio. Morumbi e os estádios do Corinthians e do Palmeiras já foram cogitados. O Mané Garrincha, em Brasília, o Mineirão, em Belo Horizonte, já estão garantidos. No Rio de Janeiro, o Maracanã receberá as partidas, incluindo as finais das competições masculina e feminina.

PRIMEIRO

Um jogo de futebol será o primeiro evento da Rio-2016. Segundo a última atualização do calendário oficial, feita pelo comitê organizador em dezembro de 2014, dois dias antes da cerimônia de abertura, em 5 de agosto, haverá uma partida no Mané Garrincha.

Ainda será definido se o pontapé inicial em Brasília será válido pelo torneio feminino ou masculino.

É praxe que os torneios de futebol comecem antes do restante das modalidades.

No futebol, o Brasil nunca conquistou o ouro olímpico. Os homens ganharam três pratas e dois bronzes, e as mulheres têm duas pratas.


Endereço da página:

Links no texto: