Folha de S. Paulo


Vice brasileiro isola o São Paulo na ponta do Ranking Folha 2014

O São Paulo não conseguiu o título brasileiro, parou nas semifinais da Sul-Americana, fechou o segundo ano consecutivo sem taça e, mesmo assim, voltou a se isolar na liderança do Ranking Folha.

O vice da Série A deu 15 pontos ao time e foi suficiente para fazê-lo se descolar do Flamengo, com quem estava empatado em 2013 –o clube do Rio ganhou dez pontos pela conquista do Estadual.

O São Paulo lidera o levantamento desde 2005, ano em que foi campeão paulista, da Libertadores e do Mundial.

Embora não tenham conseguido mudar suas posições no ranking, os times de Minas Gerais foram os que mais pontuaram na temporada.

O Cruzeiro esteve perto da "tríplice coroa": levou o Estadual e o bi nacional, foi vice da Copa do Brasil e se aproximou do top 5. Está na mesma sexta posição de 2013, mas a distância para o Santos caiu de 61 para 26 pontos.

Já o Atlético-MG, 11º colocado, bateu o arquirrival na final da Copa do Brasil, foi vice mineiro, ganhou o único título internacional do país no ano (a Recopa Sul-Americana) e diminuiu de 90 para 67 pontos a desvantagem em relação ao Fluminense, o 10º.

O Ranking Folha, publicado desde 1996, é uma classificação histórica do desempenho dos times brasileiros.

Ele distribui pontos por títulos estaduais, regionais, nacionais ou internacionais. Torneios de divisões inferiores não são considerados.

O ranking de 2014 tem 35 clubes. Para figurar nele, uma equipe tem de ter ao menos um título ou vice nacional ou internacional, o que explica por que o Ituano levou o Paulista, mas não está na lista.

Diferente de 2013, quando a Ponte Preta passou a integrar o ranking após ser vice da Sul-Americana, não há estreante nesta temporada.

DECISÃO DA FIFA FAZ PALMEIRAS SUBIR

O Palmeiras subiu uma posição no Ranking Folha (de 4º para 3º lugar) porque em 2014 a Fifa reconheceu o título da Copa Rio, de 1951, como o "primeiro campeonato mundial de clubes" –oito times, sendo seis estrangeiros, participaram.

A Fifa, no entanto, fez distinção entre este título e o Mundial de Clubes organizado por ela desde 2000.

A Folha decidiu atribuir ao título a mesma pontuação do Torneio Intercontinental (30), que reunia campeões da América do Sul e da Europa. O Mundial de Clubes distribui 40 pontos.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: