Folha de S. Paulo


Campeonato Inglês tem rodada cheia nesta sexta-feira

Oli Scarff/AFP
O líder Chelsea joga nesta sexta contra o West Ham, quarto colocado
O líder Chelsea joga nesta sexta contra o West Ham, quarto colocado

Enquanto a Europa ainda comemora o feriado natalino, o Campeonato Inglês não descansa. Nesta sexta-feira (26), na tradicional rodada do "Boxing Day", o destaque é o duelo entre o líder Chelsea e o quarto colocado West Ham.

Diferentemente dos outros campeonatos nacionais do continente europeu, o futebol inglês não tem um recesso no final do ano.
Antigamente, na Inglaterra, no dia seguinte ao Natal, a população doava aos mais necessitados presentes que vinham em caixas ('boxes' em inglês). Daí nasceu o 'Boxing Day'.

Hoje, a tradição continua e o futebol do país aproveita para presentear o público

O Chelsea é o líder da competição com 42 pontos, três a mais que o segundo colocado Manchester City. Mas o time de José Mourinho não deve ter vida fácil contra o West Ham (4º), que briga para se manter na zona de classificação para a Liga dos Campeões e que vem de quatro vitórias e um empate nas últimas cinco partidas.

Os comandados do técnico português apostam na grande fase do meia espanhol Cesc Fábregas, líder de assistências da liga (12) e autor de um dos gols na vitória por 2 a 0 sobre o Stoke City, no último fim de semana.

Apesar dos três pontos de vantagem no topo da tabela, o Chelsea precisa ficar de olho no retrovisor, já que o Manchester City, atual campeão inglês, vem provando que lutará pelo título.

O time do chileno Manuel Pellegrini vem de 6 vitórias seguidas na competição, mas não poderá contar com o artilheiro do time, o argentino Sergio Agüero, lesionado.

Depois de um começo preocupante de temporada, no qual chegaram a ficar a 10 pontos do Chelsea na tabela e flertaram com a eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões, o City vem fazendo um brilhante final de ano, graças, principalmente, ao ressurgimento do meia francês Nasri e ao marfinense Yaya Touré.

O Manchester United, a dez pontos do líder, recebe o Newcastle (9º).


Endereço da página: