Folha de S. Paulo


Austrália espera ter recuperado traje olímpico perdido em Olimpíada

A roupa de lycra que a velocista australiana Cathy Freeman vestiu para acender a pira olímpica dos Jogos de Sydney pode ter sido devolvida 14 anos depois de ter desaparecido do vestiário da atleta, disse nesta terça-feira (23) o Comitê Olímpico Australiano.

Freeman, uma atleta aborígene que depois venceu a prova dos 400 metros rasos nos Jogos, vestiu o traje no ápice da cerimônia de abertura da Olimpíada, em 2000, em momento visto por muitos como uma declaração de reconciliação do país com os indígenas australianos.

O traje estaria com a polícia, depois de ter sido entregue de forma anônima no Clube de Críquete de Melbourne, local do Museu Nacional dos Esportes.

"Naquela noite, Cathy estava ensopada pois permaneceu sob uma cachoeira depois de uma falha mecânica que atrasou o processo de acender a pira", disse o comitê australiano em comunicado divulgado na terça.

"Ela retirou o traje depois da cerimônia, e desde então ele não foi mais visto. Esperamos que o traje entregue no museu seja autêntico e o mistério seja finalmente resolvido", disse o comitê.

Kazuhiro Nogi - 15.set.2000/AFP
A atleta australiana Cthy Freeman durante cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000
A atleta australiana Cthy Freeman durante cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Sydney

Endereço da página: