Folha de S. Paulo


Com vitória e rival na repescagem, Medina fica mais perto do título

Depois de eliminar Kelly Slater com a vitória no terceiro round, Gabriel Medina, 20, venceu o quarto round, nesta sexta-feira (19), e está a duas vitórias do inédito título mundial de surfe.

O brasileiro pode ganhar até antes disso, caso o australiano Mick Fanning seja eliminado na repescagem, que será disputada ainda nesta sexta, por volta das 13h no Havaí (21h no horário de Brasília). Rival de Medina, ele perdeu para Adrian Buchan na última bateria do quarto round e precisa vencer o quinto round para chegar às quartas de final.

O grande feito de Medina até agora nesta sexta foi ter eliminado Kelly Slater. O brasileiro começou a etapa de Pipeline com o mito do surfe ainda tendo chances de superá-lo na pontuação do ranking. Com a ida do brasileiro para o quarto round, porém, o americano já não disputa mais o título.

Slater, que já venceu a etapa de Pipeline sete vezes, é considerado uma lenda viva do surfe. Ele é o maior campeão de todos os tempos, com 11 títulos mundiais. O primeiro foi conquistado em 1992. O último, em 2011. Nas duas últimas temporadas, amargou o vice-campeonato.

VITÓRIA CONTRA LOCAL
Depois de superar o nervosismo e passar pela primeira rodada, Medina tinha pela frente Dusty Payne, 25, que vinha de vitória e um segundo lugar nas etapas de Honolulu e Sunset, respectivamente, ambas válidas pela divisão de acesso, no Havaí.

E foi justamente Payne que saiu na frente da bateria. Pegou um tubo que lhe rendeu uma nota 4.67. A resposta, porém, não demorou a vir. E foi em dose dupla. O brasileiro também pegou um tubo e conseguiu 8.83 pontos. Momentos depois, arrumou uma outra grande onda para somar 5.83 pontos e colocar pressão no surfista da casa, que conhece bem o local.

Por isso, o havaiano não desistiu. Ele tirou um 7.17 em sua onda seguinte e ganhou os aplausos da torcida na praia.

No entanto, em seguida, Medina mostrou o por que é líder do ranking. O paulista achou um belo tubo para tirar um outro 8.83. Aplausos? Mais que isso. Muita gritaria e muito "vai, Medina!", até mesmo do locutor na praia.

Medina terminou a bateria com 17.66 pontos, contra 11.84 de Payne.

O QUE MEDINA PRECISA PARA GANHAR O TÍTULO
- Ser segundo colocado no Mundial. Levaria o título sem depender de Fanning

- Se cair na semifinal, só perderá o titulo se Mick Fanning vencer a etapa

- Se for eliminado nas quartas, só perderá o titulo se Fanning vencer a etapa


Endereço da página:

Links no texto: