Folha de S. Paulo


Lais Souza apresenta melhora e diz querer andar na Olimpíada do Rio

A ex-ginasta Lais Souza, 26, que ficou tetraplégica após sofrer acidente de esqui nos Estados Unidos, apresentou evolução no seu quadro clínico e melhora na lesão da medula, disse nesta segunda feira (15), o médico da Universidade de Miami Dr. Antonio Marttos Jr.

"Tenho o prazer de informar que o último exame mostrou que a Laís converteu a lesão de completa para incompleta. Isso diz que ela não teve uma secção completa da medula. Ninguém passou um facão e cortou a medula dela. Hoje ela tem sensibilidade, tem evoluído muito na parte sensitiva. Essa foi uma grande conquista", disse em entrevista coletiva o médico da ex-ginasta.

Segundo Marttos, a evolução abre novas possibilidades de tratamento para Lais.

"Essa mudança muda tudo porque agora ela passa a ser candidata a outros protocolos e tratamentos, todos eles inovadores em vários centros do mundo. E o próximo passo seria uma parceria que estamos estudando entre Universidade de Miami, o Centro Universitário de São Paulo. A ideia é que consigamos um novo protocolo entre Brasil e Estados Unidos para que ela consiga evoluir", disse Marttos.

A evolução acontece dez meses após a lesão da Laís, depois da terceira injeção de células-tronco no último exame. De acordo com o médico da ex-ginasta, agora, Lais tem sensibilidade nos pés e na região sacral, pouco abaixo da linha da cintura.

"Todas as funções abaixo da lesão não funcionam. No caso da passagem, ela passou a ter sensibilidade na região sacral, que são as regiões S4 e S5. Ela tem uma sensibilidade fina nos pés hoje. As vias sensitivas estão passando através da lesão. Isso mostra que tem possibilidade. Tem muito trabalho pela frente", disse Marttos.

Com melhora no seu quadro clínico, Lais diz não querer se afastar da ginástica.

"Com certeza eu me imagino bem próximo da ginástica, é o esporte que eu amo. Quero estar próximo do esporte e até brinco que eu quero entrar andando na Olimpíada do Rio", disse Lais Souza.

A ex-ginasta diz encarar o tratamento com otimismo. Lais disse que um dos desafios foi aceitar a situação em que se encontra, mas se considera privilegiada pelo tratamento que recebe.

"É inexplicável o quanto isso me motiva. E me motiva ainda mais por isso poder chegar ao Brasil, e por mim. Fico orgulhosa por isso", disse Lais, sorridente. "Eu estava na hora errada no momento errado no acidente. Mas não poderia ter acontecido coisas melhores após o acidente", completa.

Ex-ginasta, Lais se acidentou no dia 27 de janeiro, esquiando, quando se preparava para competir nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, que foram disputados em Sochi, na Rússia.

Ela já havia participado das olimpíadas de 2004 e 2008 na ginástica artística e, em Sochi, competiria no esqui aéreo. Em um treinamento, Lais se chocou contra uma árvore, lesionou a coluna e ficou paralisada do ombro para baixo. Em novembro, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte aprovou projeto de lei que concede pensão especial à Laís Souza.

"São boas noticias, não podemos prometer até onde vai, mas prometemos muita luta, muita garra e vamos evoluindo aos poucos, comemorando cada conquista", completou Marttos.


Endereço da página:

Links no texto: