Folha de S. Paulo


Pelé diz que joelhada em jogo na década de 1970 o levou a retirar rim

Veja vídeo

Após deixar o hospital nesta terça-feira (9), depois de duas semanas internado, Pelé, 74, disse estar bem e confirmou que só tem um rim desde a década de 1970. O ex-jogador disse que tirou um órgão após sofrer uma lesão quando era atleta.

"Não é que eu tenha escondido essa informação. Tive uma fratura aqui no Brasil quando era jogador. Na última vértebra. Na décima segunda vertebra. Foi uma joelhada e perfurou o rim" disse Pelé em entrevista coletiva.

"Quando eu fui para o Cosmos, eu comecei a sentir dores. Aí o médico do Cosmos falou que eu estava jogando havia muito tempo com um rim só. Um não funciona. Eu pensei que era brincadeira, mas ele confirmou e fizemos a cirurgia para retirar", explicou.

"Foi uma joelhada que recebi quando jogava bola pelo Santos, que tive o problema", disse o ex-jogador que afirmou também ter retirado o órgão há mais de 35 anos.

Pelé foi internado no hospital Albert Einstein no dia 24 de novembro, depois de exames de revisão de sua cirurgia de cálculos renais revelarem um quadro de infecção urinária. Três dias depois, ele foi transferido para a UTI e precisou submeter-se a uma hemodiálise para ajudar o rim a filtrar o sangue.

No mesmo período, foi revelado pelo estafe de Pelé que ele retirou o rim direito há mais de 30 anos. Em tese, a falta de um rim poderia retardar o tratamento no hospital.

Na última terça (2), o ex-jogador deu as primeiras notícias positivas. Mostrou boa evolução em seu estado clínico e passou a ser tratado na unidade de tratamentos semi-intensiva do hospital.

Já na sexta (5), Pelé publicou um vídeo em sua página no Facebook, no qual toca violão e agradece ao apoio de fãs e familiares. No vídeo, está ao lado das filhas Flávia e Kelly e da namorada Márcia.


Endereço da página:

Links no texto: