Folha de S. Paulo


Brasileira vence Mundial e se torna a nadadora mais rápida da história

A nadadora pernambucana Etiene Medeiros, 23, fez história neste domingo (7). Com o tempo de 25s67, ela conquistou a primeira medalha do país entre as mulheres em mundiais e ainda estabeleceu o recorde dos 50 m costas da competição, que foi realizada em Doha, no Qatar.

"Eu estava muito nervosa para nadar. Acho que criei uma expectativa. As pessoas também criam pressão. E pressão é uma coisa que toda adolescente, se não tiver cuidado, pode bobear", disse ela ao SporTV no fim da prova.

"É sem palavras. Tenho só que agradecer a todo mundo. Minha família inteira está aí. Meu pai saiu do Recife. Ele nunca fez uma viagem de mais de cinco horas. Tem muita gente no Brasil que está torcendo por isso; a galera toda de Pernambuco. Um beijo para todo mundo", concluiu.

O último melhor tempo na categoria era da croata Sanja Jovanovic (25s70), conquistado em 2009 no Campeonato Europeu, que havia sido disputado na Turquia.

Na prova deste domingo, o pódio foi completado com a australiana Emily Seebohm, em segundo lugar, e a húngara Katinka Hosszú, em terceiro.

Além da medalha de Etiene Medeiros, o Brasil conquistou neste último dia de competição mais três ouros com Cesar Cielo nos 100 m livre, Felipe França nos 50 m peito e no revezamento 4 x 100 medley.

Com as quatro medalhas deste domingo, o Brasil terminou a competição com dez pódios: sete ouro, uma de prata e duas de bronze. Assim, foi o líder do quadro de medalhas pela primeira vez na história.


Endereço da página:

Links no texto: