Folha de S. Paulo


Mano e jogadores consideram 'estranhas' marcações do árbitro

O Corinthians desconfia que o árbitro gaúcho Jean Pierre Gonçalves Lima tenha usado algum recurso externo para tomar decisões na partida deste sábado (1), contra o Coritiba, no Itaquerão.

O confronto terminou empatado em 2 a 2. O técnico Mano Menezes e os jogadores consideraram estranha a atuação da arbitragem.

"Os lances foram demorados. Não tenho certeza se houve interferência ou não. A gente precisa deixar isso claro para o torcedor porque vai ficar uma coisa estranha e ninguém vai entender mais nada", disse o treinador, citando que o juiz levava mais tempo do que o normal para definir as marcações.

O árbitro não pode buscar informações de nenhuma fonte que não seja seus auxiliares para marcar faltas, impedimentos ou dar cartões para os jogadores.

Mauro Horita/AGIF/Folhapress
Bruno Henrique comemora gol de empate do Corinthians aos 49 do segundo tempo
Bruno Henrique comemora gol de empate do Corinthians aos 49 do segundo tempo

Gonçalves mudou de ideia duas vezes no Itaquerão após ter marcado infrações. No primeiro tempo, deu pênalti sobre o atacante Luciano, do Corinthians. Após cerca de 30 segundos de indecisão, resolveu conversar com um dos assistentes que estava atrás do gol. Voltou atrás na decisão.

No início do segundo tempo, viu toque de mão de Cássio fora da área, em lance que Alex tentava fazer o gol. Lima teria de expulsar o goleiro. Novamente, após apontar a falta, esperou algum tempo antes de conversar com o bandeira, que também havia assinalado a infração. Deu bola ao chão e cancelou a primeira marcação.

"Ele (o árbitro) estava muito atrapalhado. Não sei como é possível que tenha dado o pênalti e logo em seguida tenha achou que não era mais. Não sei se alguém disse algo para ele", comentou Danilo.

Lima era o quarto árbitro quando um gol de Barcos, então centroavante do Palmeiras, foi anulado em jogo do Brasileiro em 2012 contra o Internacional. Ele chamou o juiz Francisco Carlos Nascimento para avisar que a bola havia sido desviada com a mão. Dirigentes do Palmeiras entraram com ação no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) reclamando que o lance foi impugnado porque Lima foi informado por uma equipe de TV sobre a ilegalidade. O resultado (vitória do Inter) foi mantida pelo tribunal.

O Coritiba também reclamou da atuação da arbitragem. Lembrou que Welinton teve um gol legal anulado.


Endereço da página: