Folha de S. Paulo


Cleveland conta com LeBron para tentar encerrar tabu de 50 anos

Atual campeão da NBA, o San Antonio Spurs abre nesta terça (28), contra o Dallas Mavericks, a temporada 2014/15 do mais forte campeonato de basquete do mundo. E larga como um dos favoritos ao título.

Mas os holofotes apontados sobre o San Antonio agora se voltam também para o Cleveland Cavaliers.

Com o retorno do ala LeBron James, 29, os Cavaliers têm boas chances de acabar com um jejum que já dura exatos 50 anos –jejum, diga-se, da cidade, não do time.

Considerando os esportes mais populares dos EUA, a última equipe profissional da cidade do Estado de Ohio que conseguiu ganhar um título relevante foi o Cleveland Browns, campeão da NFL (a liga de futebol americano dos EUA) em 1964.

Na NBA, o Cleveland jamais foi campeão.

Nascido e criado em Akron, cidade próxima a Cleveland, LeBron deixou o Miami Heat depois de quatro anos e dois troféus com a equipe da Flórida para retornar às suas origens e dar uma nova esperança aos Cavaliers.

Editoria de arte/Folhapress

A saída de LeBron da equipe, em 2010, causou tristeza em uns e revolta em outros. Torcedores chegaram a queimar camisas com o nome do atleta, que é hoje o maior astro do basquete mundial.

"Quando LeBron deixou Cleveland, alguma coisa me dizia que ele ainda voltaria. LeBron é um ídolo, um líder e um grande companheiro", disse o pivô brasileiro Anderson Varejão, também titular do time, à Folha.

Os torcedores não guardaram mágoas –ao menos, não aparentaram– e receberam LeBron de braços abertos.

ANTES E DEPOIS DELE

A explicação para boas vindas tão calorosas talvez esteja nos números. Com o jogador no elenco por sete temporadas (de 2003/04 a 2009/10), o Cleveland avançou aos playoffs em cinco ocasiões. O melhor resultado foi o vice-campeonato em 2006/07.

Nos últimos quatro campeonatos, sem LeBron, o time não chegou nem perto de avançar para o mata-mata. Em 2010/11, por exemplo, terminou a competição com só 19 vitórias em 82 jogos.

Agora, pensando em resultados imediatos, o Cleveland trocou duas promessas (os alas Andrew Wiggins, 19, e Anthony Bennett, 21) pelo ala/pivô Kevin Love, 26, que terminou a última temporada pelo Minnesota Timberwolves com média de 26,1 pontos por jogo –próximo do próprio LeBron (27,1 pontos).

"Temos uma equipe muito forte, com condições de lutar pelo título", acredita Anderson Varejão, um dos principais nomes da seleção brasileira, que ficou em 6º lugar no Mundial da Espanha, em agosto e setembro deste ano.

Os Cavaliers estreiam nesta nova temporada da NBA na quinta (30), contra o New York Knicks, em casa.

NA TV

San Antonio x Dallas

22h Space


Endereço da página:

Links no texto: