Folha de S. Paulo


COI reconhece Kosovo em caráter provisório, e atletas podem ir à Rio-16

O Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou nesta quarta-feira (22) o reconhecimento provisório do Comitê Olímpico de Kosovo. Agora, vai propor a admissão definitiva em sua próxima sessão, em dezembro, em Mônaco.

O Comitê Nacional de Kosovo, diz o COI em comunicado, foi criado em 1992 e tem mais de 30 federações filiadas, 13 delas olímpicas. Destas, seis são membros oficiais de suas respectivas federações internacionais enquanto as outras sete são em caráter provisório.

O COI considera desta forma que Kosovo cumpre os requisitos estabelecidos na Carta Olímpica para ser reconhecido, tanto no caráter esportivo e técnico como nos relacionados com a definição de país pela regra 30.1, como estado independente reconhecido pela comunidade internacional.

Kosovo, afirma o COI, é reconhecido como país por 108 dos 193 membros das Nações Unidas (ONU).

"A decisão foi outorgada pelo Comitê Executivo em interesse aos esportistas de Kosovo e para dissipar a incerteza que possa haver. Será permitidos a eles participar dos torneios de classificação para os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, e em futuras edições", explicou o COI.

A judoca Majlinda Kelmendi, por exemplo, é uma das beneficiadas. A atleta de Kosovo é a atual bicampeã mundial de judô na categoria até 52 kg.

FUTEBOL

Kosovo recebeu aval da Fifa em janeiro para começar a disputar amistosos contra outras seleções filiadas à entidade. A ação é considerada um primeiro passo rumo ao reconhecimento de sua federação como um órgão separado da associação da Sérvia.

O plano kosovar é se tornar um filiado da Fifa a tempo de disputar as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

Xherdan Shaqiri, 21, meia-atacante do do Bayern de Munique e da seleção da Suíça (ele disputou a Copa do Mundo) é de Kosovo.

O processo para que Kosovo seja aceito pela Fifa passa pela aprovação anterior de sua federação como filiada da entidade europeia. No entanto, o presidente da Uefa, Michel Platini, tem se posicionado contra a inclusão do país devido a acordos políticos costurados com a Sérvia.

Ex-província da Iugoslávia, Kosovo declarou independência em 2008. O país é reconhecido pelos EUA, mas não pela Sérvia, por exemplo.


Endereço da página: