Folha de S. Paulo


Luiz Adriano vê guerra longe e quer renovar contrato para ficar na Ucrânia

Artilheiro da Liga dos Campeões da Europa e novo recordista de gols em uma única partida do torneio, Luiz Adriano, 27, nem pensa em deixar a Ucrânia apesar da guerra que o obrigou a mudar de cidade e assustou sua família.

O centroavante, que marcou cinco vezes na goleada por 7 a 0 sobre o Bate Borisov, na terça-feira (21) e igualou marca de Messi, fala inclusive em renovar o contrato com o Shakhtar Donetsk, que termina no fim desta temporada.

"Não tenho razão nenhuma para sair daqui. O clube sempre me tratou bem, me fez sentir seguro", disse o centroavante, que já flertou no passado um retorno ao futebol brasileiro –negociou, entre outros, com o Palmeiras.

Revelado pelo Internacional, o atacante está há sete anos no Shakhtar e é o maior goleador da história do clube, com 117 gols em partidas oficiais.

Apesar de tanto tempo na Ucrânia, Luiz Adriano viu sua vida sair da estabilidade no começo do ano, com o crescimento das tensões entre os grupos pró-Rússia e contra Rússia no país, sobretudo após a anexação da Crimeia ao território russo.

Sua cidade, Donetsk, virou palco de guerra, e o estádio onde jogava, a Donbass Arena, alvo frequente de bombardeios.

A solução foi sair da cidade. Luiz Adriano se mudou para Kiev, capital do país, e o Shakhtar tem mandados seus jogos em Lviv.

"A vida continua a mesma. A capital é até melhor, tem mais opções de shopping e restaurante. A guerra está concentrada em Donetsk. Eu seria o primeiro a não voltar para a cá se fossemos ficar por lá. Mas no resto do país, tudo está tranquilo. É seguro", adicionou o centroavante.

A guerra na Ucrânia quase provocou uma debandada no Shakhtar.

Seis jogadores do clube, entre eles, Dentinho, Alex Teixeira, Douglas Costa e o argentino Facundo Ferreyra, atrasaram sua apresentação para os treinos de pré-temporada em razão dos conflitos no leste da Ucrânia. Bernard, que tinha aval para chegar depois por ter participado da Copa do Mundo, também voltou ao clube mais tarde do que o combinado.

Recorde

Antes de Luiz Adriano, somente Messi, argentino eleito quatro vezes o melhor jogador do mundo, havia conseguido marcar cinco gols em um mesmo jogo da fase moderna da Liga dos Campeões, iniciada em 1992.

Em 2012, o craque do Barcelona fez cinco gols no 7 a 1 dos catalães sobre o Bayer Leverkusen, nas oitavas de final da competição.


Endereço da página:

Links no texto: