Folha de S. Paulo


De virada, Palmeiras vence o Grêmio e se distancia do rebaixamento

Mesmo depois de sofrer um gol do seu ex-jogador Barcos logo aos 10min do segundo tempo, o Palmeiras mostrou novo poder de reação e venceu o Grêmio por 2 a 1 na noite deste sábado (11), no Pacaembu, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, a equipe do técnico Dorival Júnior obteve a terceira vitória seguida na competição, já que havia vencido Chapecoense e Botafogo anteriormente. Assim, o time palmeirense chegou aos 34 pontos e se distanciou ainda mais da zona do rebaixamento. Agora, são cinco pontos de distância para a degola.

Já o Grêmio permaneceu com 46 e corre o risco de sair do G-4 ao término da rodada. Para isso, o Atlético-MG precisa vencer o São Paulo neste domingo (12).

Minutos depois de fazer o seu gol, em cobrança de pênalti polêmico após a bola bater nos braços de Valdivia dentro da área, Barcos foi expulso e contribuiu com a virada palmeirense na partida. Mouche e João Pedro decretaram o placar para o time paulista antes do apito final.

Apesar da vitória alviverde, Palmeiras e Grêmio fizeram um jogo bastante equilibrado, principalmente no primeiro tempo. Mas, faltou qualidade ao meio de campo das duas equipes, que abusaram das faltas e dos erros nos passes.

O time gaúcho apostou novamente em sua proposta defensiva, com sua marcação posicionada atrás da linha do meio de campo e saídas rápidas para os contragolpes que sempre visavam o centroavante Barcos.

No melhor deles, o ex-atacante do Palmeiras exigiu boa defesa do goleiro Fernando Prass aos 29min, quando recebeu passe de Alan Ruiz e, da entrada da área, chutou cruzado e rasteiro.

Já a equipe palmeirense esbarrou muito na forte marcação gremista e na falta de aproximação do meio de campo com o ataque. Com isso, o lateral direito João Pedro foi a grande válvula de escape do ataque paulista para fugir da marcação adversária na região central do gramado.

O camisa 54 palmeirense, inclusive, participou das duas melhores chances dos donos da casa abrirem o placar antes do intervalo. Logo aos 2min, João Pedro avançou pela direita e cruzou rasteiro para Valdivia, que fez lindo corta-luz para Cristaldo. O argentino, no entanto, chutou a bola por cima do gol do Grêmio.

Depois, aos 24min, ele cruzou novamente para o camisa 9 alviverde, que ganhou na disputa aérea da zaga gremista e, de cabeça, quase marcou para o Palmeiras. Mas, a bola saiu pela linha de fundo.

No entanto, um lance polêmico logo aos 8min movimentou mais o confronto no segundo tempo. Após cobrança de escanteio do Grêmio, Riveros desviou de cabeça, a bola bateu nos braços de Valdivia e o árbitro Sandro Meira Ricci marcou a penalidade.

Barcos fez a cobrança no meio do gol e abriu o placar para a equipe de Porto Alegre. O camisa 9 gremista, no entanto, prejudicou o time visitante minutos depois ao ser expulso após cometer falta por trás em Cristaldo.

Com um jogador a mais, o Palmeiras se lançou ao campo de ataque e, na base da pressão, conseguiu a virada em poucos minutos.

Aos 21min, após cobrança de falta na intermediária, Henrique desviou de cabeça e Mouche, que havia acabado de entrar, empatou o jogo em chute meio despretensioso.

Depois, aos 29min, João Pedro cortou a marcação e, de fora da área, chutou forte para decretar os 2 a 1. A bola ainda desviou na defesa gremista e enganou o goleiro Tiago antes de entrar.


Endereço da página:

Links no texto: