Folha de S. Paulo


Com gol de Leandro Damião, Santos vence Bahia e sobe na tabela

Ricardo Nogueira/Folhapress
Leandro Damião comemora gol marcado sobre o Bahia
Leandro Damião comemora gol marcado sobre o Bahia

Objeto de polêmica ao longo da semana, quando foi chamado de "pangaré" pelo ex-presidente do Santos, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, Leandro Damião marcou um gol e o Santos venceu o Bahia por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (9), na Vila Belmiro, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, a equipe do técnico Enderson Moreira chegou aos 42 pontos e subiu para a sétima colocação da classificação, já que supera o Fluminense no número de vitórias. Já o time baiano permaneceu com 30, ainda muito ameaçado pela zona do rebaixamento.

Mesmo sem Robinho, convocado para a seleção brasileira, o time santista soube se aproveitar da fragilidade do adversário para conseguir um gol logo nos minutos iniciais para depois ficar com o controle do jogo.

Leandro Damião fez o gol da vitória aos 10min de partida, após cruzamento de Patito Rodríguez. Foi o quarto gol do centroavante santista na competição. Depois, no segundo tempo, a equipe paulista continuou melhor no confronto, mas esbarrou ora na trave dos visitantes ora nos próprios erros.

Mas o Santos começou o confronto no campo de ataque e buscou pressionar o Bahia desde os primeiros minutos. Reservas na equipe, o lateral Caju, que jogava no lugar de Mena, e Patito Rodríguez, que atuava na vaga de Robinho, criaram, pelo lado esquerdo, as melhores jogadas ofensivas da equipe na partida.

E logo aos 10min, uma tabela entre ambos resultou no primeiro gol santista. Após cruzamento do argentino, Leandro Damião se antecipou à zaga baiana e deu um leve desvio de cabeça no canto direito, sem chances para o goleiro Marcelo Lomba.

Veja vídeo

Com a vantagem no placar, o Santos diminuiu o ímpeto inicial e optou por ter mais posse de bola no campo defensivo e não impor velocidade para chegar ao ataque. Mas, a postura santista na partida fez o time visitante reequilibrar o jogo e criar algumas chances de empatar o marcador.

Na melhor delas, aos 28min, Rafael Miranda, após bate-rebate, chutou a bola para fora apesar de estar livre na pequena área.

Com o susto, a equipe da Vila Belmiro voltou a ter mais volume no campo ofensivo e quase ampliou antes do intervalo em duas jogadas. Na primeira, Damião quase marcou em uma jogada de bicicleta, enquanto o chute de Patito Rodríguez parou nas mãos do goleiro adversário.

Na etapa final, o jogo foi muito fraco tecnicamente, com muitos erros das duas equipes tanto nos passes quanto nas finalizações. Mesmo assim, os santistas continuaram com leve domínio no confronto, apesar de o time baiano ter conseguido criar alguns bons contragolpes antes do apito final.

Com mais espaços no meio de campo, os ataques tiveram mais chances de balançar as redes, mas pararam nas traves adversárias. Aos 15min, Geuvânio recebeu passe de Souza e, da entrada da área, chutou com curva, mas a bola bateu no travessão do Bahia.

No lance seguinte, os visitantes responderam da mesma maneira. Marcos Aurélio cobrou falta da entrada da área, a bola desviou na zaga santista e bateu na trave esquerda do gol defendido por Vladimir.

Reprodução
Estatísticas do Datafolha do jogo entre Santos x Bahia
Estatísticas do Datafolha do jogo entre Santos x Bahia

Endereço da página:

Links no texto: