Folha de S. Paulo


Meia sensação na Europa vira titular da seleção olímpica em amistoso

Rafael Ribeiro/Divulgação/CBF
O meia Talisca, do Benfica, participa de treino da seleção olímpica
O meia Talisca, do Benfica, participa de treino da seleção olímpica

José Mourinho o queria, mas a falta de um passaporte europeu atrapalhou a contratação pelo Chelsea. Arsène Wenger, o todo poderoso manager do Arsenal, já o monitora, e clubes italianos conversaram com o Bahia antes de o Benfica pagar mais de R$ 12 milhões para contratar Anderson Talisca.

O meia de 20 anos é a sensação do futebol português neste início de temporada, com seis gols em sete jogos. E começará sua trajetória na seleção olímpica como titular.

O técnico Alexandre Gallo anunciou nesta quinta-feira (9) o time olímpico que começará o jogo desta sexta (10), contra a seleção principal da Bolívia, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Talisca será o principal armador.

"Eu falei para o Talisca, você tem muita bola. Na seleção é preciso que o talento se alie a uma disciplina tática. É um pouco do vício do atleta brasileiro. No Bahia ele era o cara, aqui tem que saber se doar também. Mas é um jogador excelente", disse Alexandre Gallo.

No ano passado, durante o Torneio de Toulon sub-20, Talisca não teve um bom rendimento técnico. Acabou não sendo mais chamado, e um possível caso de indisciplina foi levantado. Gallo nega.

"Nada disso [indisciplina]. Foi questão técnica, ele era reserva do Rafael [Alcântara, do Barcelona]. Mas a ida para a Europa pode amadurecer o Talisca", disse Gallo.

Talisca será o titular porque justamente Rafael Alcântara foi cortado por lesão. Outros titulares de Gallo, como os cruzeirenses Lucas Silva e Allison, não foram chamados porque Dunga já havia chamado dois atletas do clube mineiro para a seleção principal, que fará amistosos contra a Argentina, sábado (11), em Pequim, e Japão, dia 14, em Cingapura.

O talento de Talisca ecoa pela Europa. Jornais italianos o compararam a Rivaldo, craque brasileiro nas Copas de 1998 e 2002.

O técnico do Benfica, Jorge Jesus, respondeu a Mourinho, que disse que o jogador só não está no Chelsea por causa do passaporte. Jesus afirmou que os "ingleses" conheciam tanto Talisca quanto ao D'artagnan, personagem da literatura, insinuando que Mourinho não monitorava o jogador antes do Benfica.

Gallo vai escalar a seleção olímpica nesta sexta com Jackson (Internacional); Fabinho (Monaco), Doria (Olympique de Marselha), Wallace (Monaco) e Wendell (Bayer Leverkusen); Alison (Santos), Matheus Biteco (Grêmio) e Talisca (Benfica); Luan (Grêmio), Thalles (Vasco) e Ademilson (São Paulo).

É o primeiro jogo no Brasil do projeto olímpico da CBF de realizar partidas em arenas da Copa. Na segunda-feira (13), a partida será em Brasília, no Mané Garrincha, contra o time sub-23 dos Estados Unidos. Em 2016, no Rio, Gallo poderá chamar três atletas acima de 23 anos, idade limite para participar do torneio.

Por isso o time que está concentrado em Cuiabá tem atletas de até 21 anos, que daqui dois anos terão 23. O jogo terá transmissão do canal SporTV.


Endereço da página: