Folha de S. Paulo


Categoria com carros elétricos atrai Senna, Piquet e Di Caprio

Primeira categoria "100% verde" do automobilismo mundial, a F-E começa em Pequim, às 5h da madrugada de sexta para sábado, cheia de expectativas e nomes badalados nas pistas e fora delas.

Criada pela FIA, entidade que comanda o automobilismo mundial, a nova categoria tem como principais missões servir de laboratório para novas tecnologias e mudar a imagem dos carros elétricos.

Celebridades engajadas nas tecnologias verdes se juntaram ao projeto, que terá times bancados pelo magnata britânico Richard Branson e pelo ator Leonardo di Caprio.

Com dez equipes de dois pilotos, o grid terá nomes conhecidos do meio, como Jarno Trulli, Nick Heidfeld e Sebastian Buemi, além de duas mulheres, Katherine Legge e Michela Cerruti.

O Brasil estará representado por três pilotos que já passaram pela F-1: Bruno Senna, Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi, este um dos que ajudou na criação da F-E.

"A ideia de manter um custo baixo para as equipes, com possibilidade de transportar a tecnologia de corrida para as ruas faz todo o sentido para as montadoras", afirmou.

Mas, como em todo projeto inovador, seu começo terá novidades que os fãs de automobilismo ainda não estão acostumados. Como, por exemplo, o fato de os pilotos terem de trocar de carro no meio das corridas, já que as baterias de lítio não duram mais de meia hora –os ePrix, como serão chamados os GPs, tem duração de uma hora.

Outra inovação é o chamado "FanBoost", no qual os torcedores, via internet, elegerão seus pilotos favoritos antes de cada etapa. Os três mais votados ganharão potência extra em seus carros.

Como a velocidade dos carros não passará dos 225 km/h, as etapas serão em circuitos de rua, para dar impressão de maior velocidade. Treinos, classificação e corrida acontecem aos sábados.

Outro fator que pode contar pontos negativos é o ruído dos motores, que não passará dos 80 decibéis –os da F-1 alcançam 134 decibéis.

NA TV

ePrix de Pequim

5h (de sábado) Fox Sports


Endereço da página: