Folha de S. Paulo


Classificação para Mundial adulto é o próximo objetivo de Matheus Santana

Divulgação / Unisanta
Matheus Santana exibe medalha conquistada na prova dos 100 m livre nos Jogos Olímpicos da Juventude, na China
Matheus Santana exibe medalha conquistada na prova dos 100 m livre nos Jogos da Juventude

Após conquistar o ouro na prova dos 100 m livre nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, no mês passado, o nadador Matheus Santana, 18, tem como prioridade até o final da temporada obter classificação para o Mundial em piscina longa (50 m) de Kazan, na Rússia.

O torneio ocorrerá entre julho e agosto de 2015 e será o último grande evento da natação internacional antes dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

Matheus, atual recordista mundial júnior dos 100 m livre (com 48s25), nunca disputou um Mundial adulto.

Para ir a Kazan, o carioca terá duas oportunidades para obter a vaga: a primeira no Torneio Open, em dezembro. E a segunda no Troféu Maria Lenk, no primeiro semestre do próximo ano.

"A meta é conseguir a vaga no Open e depois, em Kazan, estar entre os oito finalistas. É preciso ir por partes. Na virada de 2013 para 2014, Matheus virou o ano na 56a. posição nos 100m livre. Hoje, está entre os cinco", disse o técnico do nadador, Márcio Latuf, em entrevista coletiva nesta terça-feira.

O objetivo maior é a Rio-2016, e Kazan passa diretamente pelo processo. "Meu sonho é nadar e disputar uma medalha em final olímpica. Lidar com esse lado de ser uma promessa é normal para mim", afirmou Santana, que além do ouro nos 100 m livre ganhou outras duas medalhas de prata em Nanquim (nos 50 m livre e no revezamento 4 x 100 m livre misto).

Neste final de semana, ele disputará um evento-exibição no Rio de Janeiro.


Endereço da página: