Folha de S. Paulo


Em reestreia de Dunga, Brasil bate Colômbia com gol de Neymar

Em partida que marcou o retorno do técnico Dunga ao comando da seleção brasileira, o Brasil venceu a Colômbia por 1 a 0 na noite desta sexta-feira (5), em amistoso realizado em Miami, nos Estados Unidos.

O único gol do confronto foi anotado em cobrança de falta de Neymar, que teve o reencontro com o colombiano Zúñiga, que o lesionou no duelo entre as seleções na última Copa do Mundo.

Em geral, a seleção brasileira foi melhor no jogo, apesar de mostrar as dificuldades que teve no Mundial. Teve um gol de Tardelli anulado de forma duvidosa pela arbitragem ainda no primeiro tempo. Depois, na etapa final, quando teve um jogador a mais após a expulsão de Cuadrado, chegou ao gol da vitória em uma jogada de bola parada.

Agora, o Brasil volta a campo na próxima terça (9), desta vez em Nova Jersey (EUA), para enfrentar o Equador em novo amistoso. Já a seleção colombiana, que contou nos minutos finais com o atacante Radamel Falcao, que foi cortado da Copa por causa de uma lesão, também vai enfrentar o mesmo adversário, mas em encontro marcado para outubro.

O técnico Dunga começou o confronto com oito jogadores que estiveram no Mundial entre os titulares. Somente o zagueiro Miranda, o lateral esquerdo Filipe Luís e o centroavante Tardelli não jogaram a Copa com Felipão.

Com isso, o atual treinador da seleção brasileira armou o time nacional no mesmo esquema tático do seu antecessor, o 4-2-3-1. Mo entanto, com uma diferença: os três meias (Neymar pela esquerda, Oscar centralizado, e Willian pela direita) trocavam de posição com frequência com Tardelli, que jogava mais avançado.

Em contrapartida, a equipe nacional voltou a cometer os mesmos erros da Copa, com um meio de campo pouco atuante, e muitas dificuldades na saída de bola na defesa para o ataque. Assim, a melhor chance do Brasil no primeiro tempo só poderia acontecer em um contra-ataque.

Aos 32 min, após rápido contragolpe realizado por Willian, Oscar recebeu passe sozinho na entrada da área e, de bico, chutou à direita do gol defendido por Ospina.

Na volta dos vestiários, Dunga mexeu exatamente na dupla de volantes para tentar melhorar a saída de bola, uma das dificuldades da seleção brasileira na primeira etapa. E as entradas de Elias e Fernandinho conseguiram o efeito esperado pelo treinador.

O domínio territorial do Brasil no segundo tempo também aconteceu graças à expulsão do atacante Cuadrado, que fez falta em Neymar e, como já tinha sido advertido com o cartão amarelo, levou o vermelho logo aos 4 min.
Mas, o Brasil não fez uma boa partida coletivamente. O time brasileiro errava muitos passes, não tinha aproximação para tabelas, e tinha pouca criação no meio de campo.

Neymar, muito marcado, às vezes até com faltas duras, desperdiçou grande chance de abrir o placar ao receber passe dentro da área e chutar cruzado para excelente defesa do goleiro da Colômbia. Depois, nem as entradas de Éverton Ribeiro, Philippe Coutinho e Robinho melhoraram o jogo brasileiro.

Com isso, o gol da vitória veio em uma jogada de bola parada. Aos 37 min, Neymar cobrou falta da entrada da área e marcou um belo gol, sem chances para o goleiro Ospina.


Endereço da página: