Folha de S. Paulo


Brasil conquista três medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude

Cheng Min/Xinhua
Flávia durante exibição na prova do solo
Flávia durante exibição na prova do solo

O Brasil conquistou três medalhas, sendo duas de ouro, neste domingo (24), nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China.

Os responsáveis foram a ginasta Flavia Saraiva, e os tenistas Orlando Luz e Marcelo Zormann.

Mais jovem atleta da delegação brasileira em Nanquim, com 14 anos, Flavia subiu no pódio duas vezes. A primeira foi para receber a prata na trave. Pouco mais de uma hora depois, ela voltou para colocar no peito o ouro obtido no solo.

Na trave, ela ficou atrás somente da chinesa Yan Wang, que venceu ao marcar 14.633 pontos. Flavia somou 14.000. A medalha de bronze foi da britânica Elissa Downie, com 13.500 pontos.

Pouco depois, veio o título no solo. Ela superou suas adversárias ao registrar 13.766 pontos em sua série, e deixou para trás a russa Seda Tutkhalian (prata com 13.733), e a britânica Elissa Downie (bronze com 13.466).

Flavia, ao lado do nadador Matheus Santana, sai de Nanquim com o maior número de medalhas obtidas na delegação brasileira, com três. Além das duas deste domingo, ela conquistou a prata no individual geral.

Horas antes, os tenistas Orlando Luz e Marcelo Zormann foram campeões no torneio de duplas. Foi uma vitória dura na decisão contra os russos Andrey Rublev e Karen Khachanov por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6 e 10/3.

Wang Yuguo/Xinhua
Campeões nas duplas masculinas no tênis, Orlando Luz e Marcelo Zormann exibem medalhas
Campeões nas duplas masculinas no tênis, Orlando Luz e Marcelo Zormann exibem medalhas

Com as três medalhas conquistadas, o Brasil chegou a 13 na Olimpíada da Juventude, sendo 11 delas válidas na contagem oficial dos Jogos (as outras duas foram obtidas em competições com equipes compostas por atletas de diferentes países). Dessas 11, são cinco de ouro, cinco de prata e uma de bronze.


Endereço da página: