O brasileiro Matheus Santana conquistou a medalha de ouro nos 100 m livre nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China. Ele subiu ao topo do pódio após quebrar o recorde da prova na categoria juvenil com o tempo de 48s25.
O recorde anterior era do próprio brasileiro, que havia feito a prova em 48s35 no Campeonato Brasileiro Júnior, em maio deste ano. O recorde mundial adulto é do brasileiro Cesar Cielo, com 46s91, em 2009.
A medalha de prata ficou com o chinês Hexin Yu, que cravou 49s06. O bronze foi conquistado pelo alemão Damian Wierling, com 49s07.
Foi a terceira medalha conquistada pelo nadador na competição. Na quinta-feira (21), ele ganhou a prata nos 50 m livre. O chinês Hexin Yu ganhou o ouro. O bronze ficou com Dylan Carter, de Trinidad e Tobago.
No domingo (17), o nadador fez parte do revezamento 4 x 100 m livre em equipes mistas (quartetos formados por dois homens e duas mulheres), que ficou com a medalha de prata.
Yan Yan/Xinhua | ||
Matheus Santana comemora a conquista da medalha de ouro nos 100 m livre |
TÊNIS
O Brasil já garantiu pelo menos a medalha de prata no tênis no torneio de simples e nas duplas. Nesta sexta-feira, Orlandinho Luz e Marcelo Zormanm venceram os japoneses Jumpei Yamasaki e Ryotaro Matsumura por 2 sets a 0, com parciais 6/1 e 6/2. Na final, os tenistas enfrentam os russos Andrey Rublev e Karen Kachanov.
No torneio de simples, Orlandinho vai enfrentar na decisão o polonês Kamil Adrian Majchrzak, de 18 anos